O informativo conjuntural semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado na tarde desta segunda-feira 13/06/22, detalha que a colheita da soja, nos 44 municípios de abrangência e que envolve a região celeiro, foi retomado no último sábado, após as chuvas. Produto colhido tem umidade acima da ideal. A área colhida chega a 99,7%, com rendimento médio de 17,5 sacas por hectare.
Referente ao milho, os agricultores também reiniciaram a colheita. Nas lavouras implantadas em final de janeiro o produto colhido apresenta maior porcentagem de grãos com problemas. A produtividade média é de 72,2 sacas por hectare. Preocupa as geadas de sábado, domingo e ontem, porque causaram estragos no milho para silagem, por isso, os produtores se agilizam na retirada do produto das lavouras.
Em relação ao trigo, na região de Ijuí o plantio está em 26%. As lavouras semeadas em final de maio e nos primeiros dias deste mês apresentam excelente germinação e emergência uniforme. Nos locais onde as chuvas atingiram volumes maiores houve erosão no solo e formação de pequenos sulcos nas áreas trabalhadas através da semeadura, mas sem comprometimento no cereal.
Por outro lado, o plantio da aveia branca está em 80% e da cevada. 65%. Sobre a canola, ocorre a fase final da implantação, com atraso da área semeada em relação à safra de 2021. A canola que já emergiu apresentara ataque de diabrótica nas folhas. Também existe bastante plantas invasoras nas áreas semeadas, com destaque para o azevém. As fortes geadas não apresentam sintomas de danos, até o momento, na canola.
Fonte: Emater/RS-Ascar