O Grêmio definiu, nesta segunda-feira (14), o retorno do técnico Roger Machado. O profissional chega para assumir a vaga de Vagner Mancini, demitido no começo da tarde pelas más atuações do Tricolor no Gauchão. Ídolo tricolor, Roger tem como principal missão na temporada a disputa da Série B para buscar o retorno à elite do Brasileirão.
Esta será a segunda passagem de Roger pelo comando do Grêmio. Em maio de 2015, ele teve a missão de substituir Felipão. Na ocasião, levou a equipe à terceira colocação no Brasileirão, conquistando classificação à Libertadores. Na temporada seguinte, contudo, não conseguiu manter o rendimento do time e pediu demissão em setembro. Ao todo, foram 94 jogos, com 48 vitórias, 22 empates e 24 derrotas. O aproveitamento foi de 59%.
Desde que deixou o Tricolor, passou por clubes como Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense, sem repetir o desempenho visto em Porto Alegre.
A demissão do clube carioca, último que dirigiu, ocorreu em agosto de 2021, após eliminação da Libertadores diante do Barcelona de Guayaquil.
Como jogador, Roger teve passagem marcante e se tornou ídolo do Grêmio. Conquistou diversos títulos pelo Tricolor, com destaque para as Copas do Brasil, em 1994, 1997 e 2001, a Libertadores, em 1995, e o Brasileirão, em 1996.