13/01/2022 às 19h34min - Atualizada em 13/01/2022 às 19h34min

Administração de Três Passos realiza força tarefa para amenizar efeitos da estiagem

A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Agricultura e Transportes, preocupada com o momento crítico de estiagem que estamos passando, está realizando uma força tarefa de trabalho para amenizar os impactos causados pela falta de chuva. Três Passos teve a situação de emergência por estiagem decretada ainda no mês de setembro de 2021, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e reconhecida pelo Governo do Estado, desde este momento vem trabalhando intensamente atendendo os produtores rurais do município.
 
Até este momento, as máquinas das secretarias envolvidas estão desenvolvendo o trabalho de abertura e limpeza de bebedouros, onde até agora, 150 bebedouros foram abertos, e com uma lista de espera de mais de 150 agricultores cadastrados. A falta de água é o que mais preocupa os agricultores neste momento, e para auxiliar os produtores neste quesito, esta força tarefa está realizando diariamente a entrega de cargas de água.
 
Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, este trabalho é fundamental neste momento. “São aproximadamente 500 famílias que estão com escassez de recursos hídricos para consumo humano”, salientou.
 
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Agricultura já entregou mais de 4,2 milhões de litros de água para consumo humano, e mais de 650 mil litros para consumo animal. O Município tem mais de 300 produtores de leite, 130 suinocultores e 26 avicultores, os quais estão enfrentando dificuldades hídricas para dessedentação animal, tendo em vista que as fontes de água estão atingindo um patamar ecológico crítico. Diante disso, o município reforçou o pedido de apoio, na atuação do Estado com aporte de recursos para atender aos agricultores do nosso município, com perda de produção de 75% milho grão, 70% milho silagem, 30% soja grão e 30% na produção leiteira.
 
Três Passos pede auxílio ao Estado do Rio Grande do Sul
 
O município de Três Passos também enviou um ofício à secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti, solicitando auxílio neste momento calamitoso.
 
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (SEAPDR), está trabalhando na viabilização de quatro licitações para concretizar a perfuração de 750 poços, a implantação das 750 torres metálicas e caixas d’água, a escavação de 6 mil microaçudes e å implantação de 1,5 mil cisternas. O pedido junto à Secretaria tem o intuito de buscar recursos para implementar cisternas, abertura de poços e bebedouros, e instalação de torres e caixas d'água, a fim de diminuir os impactos causados pela severa estiagem e pelas altas temperaturas enfrentadas no Estado do Rio Grande do Sul.


 
Assessoria  Prefeitura de Três Passos
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp