03/09/2021 às 09h38min - Atualizada em 03/09/2021 às 09h38min

RGE alerta para riscos de acidentes elétricos na construção civil

Profissionais ou amadores precisam ter cuidados em construções e reformas, pois ocorrências desse tipo podem ser fatais

Divulgação RGE/CPFL
Com a continuidade da pandemia e o período de isolamento social, muitas pessoas perceberam pequenos ou até grandes problemas dentro de casa, mas que até então não davam muita importância, e estão aproveitando o momento para realizar obras e melhorias nos ambientes domiciliares. Feito por profissional contratado ou por quem se aventura em atividades amadoras, é preciso estar atento às medidas de segurança, já que os trabalhadores da construção civil estão entre os que mais correm riscos com acidentes elétricos. Nessas circunstâncias é necessário tomar todos os cuidados, usar equipamentos de proteção e evitar ficar muito perto das redes.

Levantamento feito pela RGE, aponta que o número de acidentes com a rede elétrica na construção civil é bastante relevante. Em 2020 foram registrados 7 acidentes envolvendo estes trabalhadores, sendo que 2 destes resultaram em mortes. No primeiro semestre de 2021, já ocorreram 2 acidentes, felizmente sem óbitos.

“É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Para evitar que outros acidentes aconteçam, o Grupo CPFL desenvolve campanhas permanentes de alerta e orientações. Desde o começo de 2020 está em andamento a campanha “Guardião da Vida”, voltada aos 3 milhões de clientes nos 381 municípios da área de concessão da RGE, incluindo profissionais da construção civil.

O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todas as precauções, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia a dia do ambiente profissional e doméstico.

Confira abaixo as 5 principais dicas que todo profissional da construção civil deve ter em mente quando desenvolver atividades perto da rede elétrica:

* Ao construir ou reformar, nunca aproxime vergalhões, barras de ferro, réguas de alumínio, canos e outros materiais dos fios elétricos;

* Fique longe da rede elétrica quando for fazer o serviço de pintura. O cabo extensor é condutor de energia e a sua aproximação dos fios causa graves acidentes;

* Andaimes devem ser montados longe da rede de eletricidade. Reparos em lajes, telhados, 2º e 3º pavimentos oferecem ainda mais riscos. Redobre a atenção;

* Fique sempre atento ao dirigir ou manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes perto dos cabos da rede elétrica;

* Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura. Baixe o aplicativo ‘CPFL Energia’ (com navegação gratuita) no smartphone ou tablete ou acesse o site: www.rge-rs.com.br


Sobre a RGE - Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
 
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.



RGE/CPFL
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp