Nesta quinta-feira, a concessionária CCR ViaSul deu início às ações no primeiro trecho a ser duplicado da BR 386, com 20,3 quilômetros de extensão (vai do km 325,5, em Marques de Souza até o km 345,8, em Lajeado).
A concessionária aguardava o recebimento da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), para iniciar os trabalhos de preparação para o pavimento. Durante o período, a concessionária fez toda a mobilização necessária para iniciar trabalhos: passou todas as orientações às equipes da empresa Eurovias, responsável pelas obras de duplicação nesse primeiro trecho. Dessa forma, toda a análise prévia do local, bem como as instalações do canteiro de obras e alojamentos, além da preparação do maquinário e das frentes de obras já foram concluídas. Ao todo, nesta primeira etapa de duplicação, estão previstos investimentos em torno de R$ 250 milhões.
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros, serão construídos 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Irá implantar diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
“Certamente beneficiará o escoamento de toda produção do país, principalmente a de grãos, onde cerca de 40% de toda produção nacional utiliza a BR 386, conhecida como rota da produção, para o escoamento dessas cargas”, afirma o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti. O contrato de concessão da rodovia prevê a conclusão da duplicação dos 20,3 quilômetros até fevereiro de 2023.