17/05/2021 às 10h30min - Atualizada em 17/05/2021 às 10h30min

Palácio Piratini completa 100 anos

Site - estado.rs.gov.br
O governo do Estado abre, às 11h desta segunda-feira (17/5), as atividades alusivas ao centenário do Palácio Piratini. Com a pandemia e a necessidade de restrições ao público, o aniversário de 100 anos deste patrimônio gaúcho começa com uma transmissão ao vivo e o compromisso de fazer com que a população conheça esta casa tão importante para a construção do Rio Grande do Sul.
Estarão presentes na cerimônia pessoas que viveram momentos históricos durante o último século entre as paredes do Piratini, como o atual governador e morador da ala residencial do palácio, Eduardo Leite, e ex-governantes.
Durante a live, será lançado o site especial do Palácio Piratini. O novo portal trará um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural.
Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente no palácio. O site será a matriz virtual deste patrimônio gaúcho, uma oportunidade de proporcionar acesso, mesmo que digital, a este espaço ainda pouco conhecido pela população.
Na sequência, será inaugurada a Galeria dos Governantes do RS, que dará a oportunidade de conhecer, por meio de fotografias emblemáticas, as figuras que comandaram o governo do Estado e que habitaram o Palácio Piratini nesses 100 anos de história.
Por fim, o primeiro dia de celebração do centenário contará com um almoço dos ex-governadores com o atual, homenageando os principais personagens da história do Piratini.
A celebração do centenário seguirá com uma série de ações que se estendem durante o ano.

ACOMPANHE AO VIVO
Acompanhe a programação ao vivo a partir das 11h de segunda-feira (17/5), dia que o Palácio completa 100 anos por este link.
 
PROGRAMAÇÃO
• Abertura do Ano do Centenário (evento em formato híbrido com o governador e ex-governadores): lançamento do site do Palácio Piratini
• Inauguração da Galeria dos Governantes do RS
• Almoço dos ex-governadores
 
Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi/Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp