04/05/2021 às 09h59min - Atualizada em 04/05/2021 às 09h59min

Reunião do Conselho Municipal de Agropecuária

Assessoria de Imprensa Prefeitura Três Passos RS
Na última quinta-feira (29/04), reuniram-se no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), na cidade de Três Passos, os membros do Conselho Municipal de Agropecuária, dos quais fazem parte dezenove entidades, ligadas direta ou indiretamente à produção agropecuária e aos produtores/trabalhadores rurais do município.
O Conselho tem caráter consultivo e deliberativo, com a função de discussão, análises e elaboração das diretrizes gerais da política agropecuária, visando assessorar os órgãos da administração pública ou entidades privadas nas suas atividades operativas.
Na pauta da reunião, ocorreu a apresentação dos novos membros do Conselho e a eleição da nova mesa diretora, sendo eleito como presidente, o Secretário Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Marcelo Vital Larssen, como vice-presidente, o Chefe do Escritório da Emater, Kelvis Rauber, como tesoureiro, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erhardt Hepp e como secretário, o Representante do Banrisul, Fernado Zuchetto.
Dando sequência à reunião foram debatidos assuntos pertinentes ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e da Secretaria Municipal de Agricultura.
Na oportunidade, a médica veterinária municipal, responsável pelo Serviço de Inspeção (SIM/TP), Juliana Thais Schuh, apresentou aos conselheiros, o trabalho que vem desenvolvendo junto aos abatedouros, agroindústrias e indústrias de origem animal do município, explanou sobre o que vem desenvolvendo com relação ao combate a clandestinidade dos produtos de origem animal, vendidos sem inspeção.
Juliana, ainda apresentou aos presentes, a nova lei que regulamentará o Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M./TP), a qual foi modificada e aprovada na Câmara de Vereadores. Elucidou sobre o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), o qual é um programa estadual que tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e assim permitir que as indústrias cadastradas no SIM/TP, e neste programa SUSAF-RS, possam comercializar seus produtos em todo território estadual.
Apresentou o projeto de lei que visa a criação do Programa Municipal de Agroindústrias (PRO AGROINDÚSTRIA) que irá valorizar a produção local dos produtos e fomentar através de subsídios tal atividade, que desempenha múltiplas funções na sociedade em que vivemos, que vai muito além de sua nobre e fundamental missão de produzir a maior parte dos alimentos para a população.
Ainda, foi compartilhado com os conselheiros, os demais programas que a Secretaria da Agricultura está desenvolvendo para incentivar a produção rural, que serão objetos de projetos de lei a serem encaminhados para a aprovação.
Ao finalizar o encontro, o Secretário Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Marcelo Vital Larssen, agradeceu em nome de toda equipe da Secretaria de Agricultura, à administração municipal, pelo recebimento dos cinco veículos novos, adquiridos com recursos próprios, que integrarão a frota da pasta, beneficiando os programas desenvolvidos pela secretaria com o objetivo de proporcionar um serviço cada vez mais qualificado aos agricultores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp