20/04/2021 às 16h04min - Atualizada em 20/04/2021 às 16h04min

RGE realiza programa Arborização + Segura em Três Passos com o plantio de 100 árvores

Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental

A RGE realizará, a partir desta terça-feira, 20, o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Três Passos. Através do Programa Arborização + Segura ocorrerá o plantio de 100 mudas de árvores adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da supressão de 45 vegetais, visando a segurança dos cidadãos e das instalações O plantio contemplará as espécies, Tabebeuia alba, Tabebuia roseo-alba, Tibouchina mutabilis Variação "Nana", Araçá, Cerejeira, Ipês e Chal-chal.

O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, afirma que a ação trará mais segurança aos moradores da região e mais confiabilidade ao sistema elétrico. “As podas são executadas pela RGE de forma preventiva, visando o convívio harmônico dos vegetais com as redes elétricas. Com este processo, a empresa minimiza os riscos à integridade do sistema elétrico eu a interrupção do fornecimento de energia elétrica que a vegetação em contato com as redes possa causar”, conclui Guilherme.

As podas realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012 que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda.

Confira algumas dicas de segurança:
1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.
2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.
5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.
As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
Sobre a RGE - Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,9 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.305 MW, no final de setembro de 2020. Tem um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. A CPFL Renováveis é a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.


Informações para a Imprensa
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp