19/02/2021 às 08h47min - Atualizada em 19/02/2021 às 08h47min

RS atinge marca de mil pacientes com coronavírus internados em UTIs

https://gauchazh.clicrbs.com.br
O Rio Grande do Sul atingiu pela primeira vez a marca de mil pacientes com covid-19 ocupando leitos das unidades de tratamento intensivo (UTIs) desde o começo da pandemia. É o que aponta no começo da manhã desta sexta-feira (19) o portal da Secretaria Estadual da Saúde (SES) que monitora as vagas.
De todos os leitos de UTI que o RS possui, 82,3% estão ocupados devido à covid-19 e por outros motivos. Dessas vagas ocupadas, 45,2% são ocupadas por pacientes diagnosticados com coronavírus. Em uma semana, o salto na ocupação por pacientes graves é de 19%.
– A gente está vivenciando aparentemente o pior momento da pandemia. Tem sido muito difícil a previsão em torno dos eventos. Essa onda está vitaminada pela entrada das novas variantes, que estão se tornando dominantes, contaminando em vários Estados. Temos Estados numa situação de pico mais alto. Aparentemente a velocidade de transmissão dessas variantes são maiores. Estamos em momento de alerta, e novas medidas em relação à estrutura e ao comportamento e ao distanciamento devem ser tomadas nos próximos dias.
Na quinta-feira (18), o RS já havia atingido a marca recorde de 991 pacientes com covid-19 em UTIs. No Natal, a marca chegou a 986 pacientes.
Os hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Vila Nova e da Restinga estão com 100% dos leitos preenchidos.
 
Medidas restritivas
A sobrecarga dos hospitais de referência obriga as instituições a, mais uma vez, cancelarem cirurgias eletivas, como no caso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Nesta sexta-feira, o Gabinete de Gerenciamento de Crise do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) se reunirá para definir que medidas serão tomadas diante do aumento expressivo no número de pacientes necessitando de atendimento para a covid-19 em todas as áreas — pronto-atendimento, emergência, leitos clínicos e de terapia intensiva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp