05/02/2021 às 16h59min - Atualizada em 05/02/2021 às 16h59min

Unijuí reforça medidas de segurança para o retorno às atividades acadêmicas

Coordenadoria de Marketing Unijui
Desde o início do ano passado, quando a Covid-19 tomou conta de todo o mundo e forçou o fechamento de escolas e universidades, a Unijuí vem se reestruturando para conseguir, ao mesmo tempo, dar continuidade às suas atividades e garantir a segurança de estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio.
A pandemia pegou todos de surpresa e, rapidamente, o dia a dia da Universidade teve que mudar: os corredores ficaram vazios e as aulas passaram a acontecer de forma remota – até mesmo as atividades práticas tiveram que ser reorganizadas. Eventos, que tradicionalmente ocorriam de forma presencial, tiveram que também acontecer em ambiente virtual – o que permitiu a participação de convidados de fora do Estado e do País. A emoção das formaturas, que passaram a acontecer de forma online, também, somente agora, começam a ser sentidas de forma presencial. Isso porque a Unijuí, seguindo todos os protocolos de segurança, vem simulando uma retomada gradual deste ato solene.
“Ainda não sabemos qual será o cenário da pandemia nas próximas semanas, mas estamos trabalhando para garantir a segurança de todos no retorno às atividades acadêmicas presenciais”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
Para todos os funcionários, e para todas as pessoas que circulam pela Instituição, já virou rotina o uso da máscara e do álcool em gel. Para evitar uma grande concentração de pessoas, a Unijuí chegou a adotar o trabalho remoto e também propõe alternativas aos funcionários que integram o grupo de risco. Os professores, por sua vez, começam a retomar as suas atividades presenciais de forma gradativa. Todas as ações estão alinhadas ao Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19, aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Unijuí) e Centro de Operações de Emergências (COE) Municipal.
Volta às aulas: foco na saúde, reforço na segurança
Agora, preparando-se para o retorno às atividades presenciais, a Unijuí reforçará a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os locais da instituição. Antes de chegar à sala de aula, os estudantes e professores passarão por tapete sanitizante e também terão à disposição, em diversos locais da Universidade, álcool em gel. Além disso, a temperatura também será aferida.
 
Conforme explica a reitora, Cátia Maria Nehring, as salas estão sendo reorganizadas para receber os estudantes presencialmente, a partir de 1º de março, escalonadamente, conforme Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020, respeitando o distanciamento social seguro. No caso do retorno presencial, somente 50% dos lugares serão utilizados, ainda dependendo das bandeiras do Estado. Os acadêmicos de grupo de risco, mediante comprovação médica, poderão continuar fazendo disciplinas de forma remota. Para este processo, a instituição está organizando sua estrutura para possibilitar a transmissão das aulas, viabilizando a interação com estudantes nas salas e em casa.
As aulas, no entanto, já começam a ser retomadas na Instituição. No dia 27 de janeiro, tiveram início as aulas concentradas, de forma online, e a finalização de práticas do segundo semestre de 2020, presencialmente nos espaços institucionais. Já neste mês, no dia 17, serão recebidos os acadêmicos do curso de Medicina e, no dia 22, retornam às aulas os demais estudantes. Nestas duas datas, as atividades iniciais ainda serão virtuais.
Como lembra a reitora, para receber os acadêmicos presencialmente, as medidas de segurança, já adotadas no ano passado, estão sendo reforçadas, atendendo ao Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições, publicado pelo Ministério da Educação.
“Nós não paramos de nos adaptar para seguir as atividades e não podemos prever o que acontecerá nas próximas semanas. Mas estamos atentos à mudança de bandeiras, no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, e aos protocolos emitidos pelo governo estadual e pelos governos municipais, considerando que atuamos nos campus de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Eventos devem continuar acontecendo de forma online, assim como as bancas para a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), defesas de Mestrado e Doutorado. Trabalhamos com a ideia de priorizar, neste primeiro momento, as atividades de sala de aula. A pandemia ainda não acabou, pelo contrário, segue com altos índices de contaminação e de óbitos, e nós queremos garantir segurança à nossa comunidade acadêmica”, reforçou a reitora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp