08/01/2021 às 11h34min - Atualizada em 08/01/2021 às 11h34min

O que analisar ao visitar um imóvel para locação

Maria Clara Fernandes
Freepik

Confira uma lista com informações que devem ser consideradas antes de fechar um contrato de locação

Alugar um imóvel para morar é um grande desafio. Afinal, da mesma forma que a propriedade pode ser garantia de paz, escolher o lugar errado pode causar vários desgastes e dores de cabeça. Por isso, antes de fechar uma negociação, é preciso estar muito atento às suas condições financeiras e estilo de vida. Além disso, é necessário redobrar a atenção durante a visita para assegurar o seu bem-estar e permanência no ambiente.
Portanto, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas essenciais sobre o que analisar ao visitar um imóvel para a locação.

Siga com a gente e confira abaixo:

1. Estrutura
Antes de mais nada, se você resolveu visitar uma casa ou apartamento pelo qual se interessou, é fundamental observar o estado da estrutura da propriedade, bem como as condições das instalações elétricas e hidráulicas. Para isso, abra torneiras, chuveiros, dê descargas e verifique se não há nenhum tipo de vazamento ou infiltração no local.
Além disso, observe com calma as pinturas e o estado geral da rede elétrica. Se possível, leve um carregador de celular para testar o funcionamento das tomadas e não se esqueça de checar a campainha.

2. Estado físico
De fato, quem está em processo de locação de imóveis em Porto Alegre deseja morar em um local, pelo menos, apresentável. Portanto, seja exigente quanto às condições físicas da propriedade. Avalie o estado de conservação como um todo (analise a pintura das paredes, o acabamento dos rodapés e dos azulejos, procure por rachaduras nos pisos, etc.). Caso o imóvel seja mobiliado, confira as condições dos móveis e verifique se algum deles precisa de reparos ou reformas.
 

3. Localização
A localização é, sem dúvidas, um fator decisivo na hora de escolher a sua moradia. Por isso, sempre que for visitar um imóvel, observe a região onde ele está localizado. Verifique a presença de comércios e pontos de serviços essenciais. Explore as ruas do bairro de maneira geral e, se possível faça perguntas aos moradores sobre acessibilidade e segurança. Assim fica mais fácil descobrir se o local é, ou não, ideal para você.

4. Segurança
Principalmente se estiver procurando por aluguel de casas em Porto Alegre, é fundamental analisar a segurança do seu futuro imóvel. Verifique se a propriedade conta com algum tipo de alarme ou monitoramento, observe o policiamento da região e confirme se todos os trincos e fechaduras estão funcionando adequadamente. Além disso, vale destacar que, após a mudança, é essencial trocar todas as chaves do imóvel.
 

6. Regras condominiais
Por fim, antes de se tornar, oficialmente, um inquilino, confira todas as regras impostas pelo condomínio da sua casa ou prédio. Nesse caso, o melhor a se fazer é conversar com um síndico para compreender como funciona a segurança no local. Além disso, observe tudo o que o ambiente pode proporcionar para você e a sua família. Verifique a presença de alguns diferenciais como área de lazer, garagem para dois carros, suítes e outros itens que possam agregar mais conforto para o dia a dia. Se você tem um cão ou um gatinho, não se esqueça de perguntar se o local é pet-friendly.
Além disso, também vale à pena observar o perfil e o comportamento dos outros moradores para checar se eles estão de acordo com o da sua família ou, até mesmo, com o seu próprio.

Enfim, gostou de ficar por dentro das dicas essenciais sobre o que analisar ao visitar um imóvel para locação? Se esse artigo foi interessante para você, aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais. Com certeza, elas serão muito úteis para pessoas que estão em busca de casas ou apartamentos para alugar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp