27/11/2020 às 16h15min - Atualizada em 27/11/2020 às 16h15min

Importância de uma rotina eficiente na suinocultura

MARCO AURÉLIO DEBESAITIS/JORNAL ATOS E FATOS

A otimização dos serviços e a padronização no manejo do lote garantem menor esforço físico e melhores resultados
 
Em um setor cuja mão-de-obra restringe-se comumente aos membros de uma mesma família, a efetivação de métodos e a otimização dos trabalhos empregados na suinocultura é um dos aspectos que vêm sendo estudado, analisado e aplicado em algumas propriedades integradas à Seara Alimentos, buscando aprimorar e facilitar o desempenho do produtor no manejo do lote de suínos.
Trabalhar organizadamente, manter a disciplina e o foco são os principais desafios dos produtores beneficiados com o programa de implementação de uma nova rotina eficaz de trabalho na suinocultura. Inicialmente o estudo foi realizado em três propriedades escolhidas aleatoriamente. O intuito é expandir posteriormente este programa aos demais integrados, conforme as necessidades de adequações de cada propriedade.
Apesar dos produtores seguirem à risca diversas normativas de segurança do trabalho e bem-estar animal, a equipe técnica da Seara Alimentos sentiu a necessidade de acompanhar minunciosamente a rotina desenvolvida dentro das pocilgas, fazendo um mapeamento de todas atividades desenvolvidas pelo produtor. A intenção inicial era identificar tudo que o suinocultor fazia durante sua permanência na pocilga e quanto tempo levava para desempenhar essas funções. Após esse levantamento feito com o auxílio da tecnologia de cronoanálise, os técnicos da empresa elaboraram um plano de ação, readequando a rotina de uma maneira em que se pudesse ganhar tempo, reduzir esforços e obter melhores resultados zootécnicos e, consequentemente, aumentar os ganhos na atividade.
Uma das três propriedades que deram início ao programa localiza-se em Linha Concórdia, interior de Crissiumal. A atividade suinícola na propriedade foi iniciada há pouco mais de dois anos. O suinocultor Alberi Jorge de Oliveira Hoffmeister, após convite do extensionista Marcos Novaki, aceitou participar do experimento e já identifica diversas melhoras após a implantação definitiva da nova rotina de trabalho.
“Como desenvolvemos também outras atividades na propriedade, por vezes desviávamos o foco e com isso deixávamos de finalizar alguma tarefa específica, o que poderia gerar transtornos no decorrer do lote. Esse novo método nos fez enxergar de outra maneira como devemos conduzir os trabalhos adequadamente. A gente acaba acostumando trabalhar de tal maneira e nem percebemos como poderíamos melhorar e foi justamente isso que o programa me proporcionou. Hoje são notórios e satisfatórios todos os benefícios dessa mudança”, destaca Alberi.
Marcos Novaki, zootecnista e extensionista da empresa integradora, foi quem acompanhou o dia-a-dia na propriedade de Hoffmeister. O início do estudo aconteceu em 10 de setembro e desde então, devido a melhor eficiência na condução dos serviços, o produtor está mantendo essa nova rotina que deverá ser aplicada aos futuros lotes que serão alojados na propriedade.
Novaki destaca uma melhora significativa em diversos aspectos: redução na taxa de mortalidade devido a pronta identificação de animais doentes, possibilitando medicá-los assim que apresentam os primeiros sinais clínicos, aumentando as chances de recuperação; aumento no consumo de ração e ganho de peso animal; e redução na jornada de trabalho junto ao lote.
Esse ganho considerável de tempo permite ao produtor uma maior dedicação aos animais, mantendo-o focado na atividade, usando o tempo restante disponível para realizar os demais afazeres na propriedade. Assim, com todos os setores funcionando em harmonia, a rentabilidade passa a ser maior, aumentando também o grau de satisfação e consolidando a permanência da família Hoffmeister no meio rural.

Clique na figura para acessar o video.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp