29/10/2020 às 10h49min - Atualizada em 29/10/2020 às 10h49min
29 de outubro: Dia Mundial do AVC
Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Conhecido popularmente como derrame é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes no Brasil. O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. Segundo a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos – essa é a doença que mais mata no país.
Os sintomas mais comuns que a pessoa está sofrendo um acidente vascular cerebral são; Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar. Confusão, alteração da fala ou compreensão. Alteração na visão, dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente e Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo. Além de outras sensações que podem variar entre os casos.
Os fatores de risco que podem ser agravantes para o AVC são; hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias, sedentarismo e doenças do sangue. Além de características genéticas, e pessoas acima de 55 anos são mais sucintas a doença. Esses indivíduos, portanto, devem ter mais atenção e fazer avaliações médicas mais frequentes.
Os métodos indicados para a prevenção de um acidente vascular cerebral são; Manter uma dieta saudável. Praticar atividade física regularmente. Evitar o fumo e limite o consumo de álcool. Ter conhecimento dos próprios fatores de risco como a hipertensão, diabetes e colesterol. Cuidado com o estresse e depressão. E fique atento ao acúmulo de gordura abdominal.