26/10/2020 às 10h21min - Atualizada em 26/10/2020 às 10h21min
Governo do Estado vai analisar recursos de duas regiões com bandeira vermelha
Site - gauchazh.clicrbs.com.br
O governo do Estado recebeu dois pedidos de reconsideração de bandeiras anunciadas no mapa preliminar da 25ª semana do modelo de Distanciamento Controlado. Os recursos foram feitos por regiões classificadas em bandeira vermelha — o Piratini não detalha quais.
Nesta segunda-feira (26), o governo anunciará o mapa definitivo, que valerá para o período de 27 de outubro a 2 de novembro. Nesta nova etapa, nenhuma região apresentou melhora. No anúncio feito na sexta-feira (23), depois de duas rodadas sem regiões classificadas como risco epidemiológico alto, o mapa voltou a apresentar bandeira vermelha em três regiões: Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, da macrorregião Missioneira. Preliminarmente, 57 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 681.771 habitantes, o que corresponde a 6% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).
A tarja amarela ficou fora do mapa na 25ª rodada. As três regiões que estavam classificadas nela — Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões — tiveram piora e passaram para bandeira laranja. As demais 15 regiões Covid permaneceram em classificação laranja. São 440 municípios em bandeira laranja (10.647.834 habitantes, 94% da população do RS).
Independentemente do resultado final das análises de recursos, o sistema de cogestão do Distanciamento Controlado segue valendo. Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.
As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
Do total de classificados em vermelho, 35 municípios (183.582 habitantes, 27% da população em bandeira vermelha) podem adotar protocolos de bandeira laranja por cumprirem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não terem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. Isso pode ser feito desde que cada prefeitura crie um regulamento local. No grupo dos incluídos em cor laranja, 225 municípios (1.216.695 habitantes, 11% da população em bandeira laranja) podem adotar protocolos de bandeira amarela.
Resumo da 25ª rodada
Amarela para laranja Bagé
Cachoeira do Sul
Palmeira das Missões Laranja para vermelha Cruz Alta
Ijuí
Santo Ângelo
Regiões que permanecem em bandeira laranja Porto Alegre
Canoas
Novo Hamburgo
Santa Rosa
Capão da Canoa
Taquara
Caxias do Sul
Passo Fundo
Santa Maria
Guaíba
Lajeado
Pelotas
Santa Cruz do Sul
Erechim
Uruguaiana