24/09/2020 às 11h39min - Atualizada em 24/09/2020 às 11h39min

Comitê de Planejamento Energético do RS discute avanços no setor de energia

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Na manhã de ontem (23), aconteceu o primeiro encontro on-line do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs). A reunião tinha em discussão a atualização dos projetos de geração de energia elétrica, que prevê a instalação de novas linhas de transmissão (LTs) e subtenções de energia em lotes já comprados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a energia eólica.

Na reunião estavam presentes além de representantes da ANNEL, membros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e empreendedores de energia. A reunião trouxe ao debate os avanços e as ações desenvolvidas pelo segmento da energia.

O Estado tem em andamento mais de dez ações que visam ao desenvolvimento energético gaúcho. Entre elas estão o monitoramento dos projetos de LTs; mapeamento dos potenciais eólico, biomassa, solar e de recursos hídricos; desenvolvimento da Política Estadual do Biometano; isenção de ICMS para a geração distribuída; programa Energia Forte no Campo; criação das Câmaras Setoriais de Energias Renováveis; criação da Resolução Consema 388/2018; inventário hidrelétrico da bacia do Rio Camaquã; e demais atividades.

A principal operação é a das LTs, com grande potencial de atuação no Rio Grande do Sul, e reconhecido pelo país, sobretudo pelas forças de energia hídrica e eólica, sendo investido para o andamento desses projetos cerca de R$ 6 bilhões, e com espera de mais empreendimentos para que ela fique em evidência e funcione como o previsto

Na reunião todos os membros puderam ficar a par, tirar dúvida e fazer novas projeções sobre essas iniciativas. De forma anual, o último encontro aconteceu em outubro de 2019 e de lá para cá as expectativas são cada vez melhores para essa fase de geração de energia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp