21/08/2020 às 11h35min - Atualizada em 21/08/2020 às 11h35min

Três Passos: Comitê propõe estratégias para que comunidade não abandone a prevenção ao coronavírus

Comitê municipal de enfrentamento ao Covid-19.
 Membros que integram o Comitê Misto de Conscientização e Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, em Três Passos, criado no início do mês de agosto para servir como mecanismo municipal de gestão coordenada em resposta à emergência de saúde pública, estiveram reunidos na noite de quinta-feira (20), no auditório do Centro Empresarial, estabelecendo algumas pautas prioritárias para serem trabalhadas junto à comunidade nas próximas semanas.
O comitê é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, como Cacis, Sindilojas Celeiro, CDL, Sindicato dos Empregados no Comércio e OAB, incluindo a representação do poder público municipal e também do poder legislativo.

Um dos objetivos do comitê é democratizar as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e dar maior amplitude ao que já vem sendo realizado em termos locais. Desta maneira, a ideia do grupo é sistematizar e colocar em prática uma ampla campanha de conscientização junto à comunidade, para que volte a se ter um engajamento de todas as pessoas, cumprindo as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde no que diz respeito à proteção individual, única forma de diminuir a propagação do novo coronavírus.
Entre estas medidas, está o uso de máscara, a higienização das mãos, a disponibilidade de álcool em gel nos estabelecimentos, o distanciamento mínimo, um maior controle no acesso a locais de maior fluxo de pessoas e também uma atenção redobrada aos locais onde há um contingente fixo de pessoas convivendo de forma contínua, como asilos, frigorífico, presídio, entre outros.
Para expandir esse entendimento, o comitê irá buscar o apoio dos meios de comunicação locais, e também o engajamento de toda a comunidade através das redes sociais.
Para o comitê, a comunidade precisa ter clareza de que o fato de a região ter conquistado o direito de utilizar um protocolo mais flexível esta semana, não significa que as medidas de prevenção devam ser abandonadas ou negligenciadas. Os integrantes do grupo dizem que esse trabalho de conscientização precisa ser novamente reforçado junto às pessoas, sob risco do município voltar a ter de adotar protocolos mais rígidos de distanciamento, inclusive com um novo fechamento de boa parte do comércio, o que seria prejudicial a todos.
O grupo também sugere à administração municipal, uma estratégia mais efetiva de fiscalização aos finais de semana, evitando a aglomeração de pessoas em pontos específicos da cidade, como praças e demais espaços públicos ou privados, utilizados para lazer.
 
O apoio da Brigada Militar neste trabalho de fiscalização e conscientização, também foi lembrado como fundamental.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp