22/07/2020 às 19h24min - Atualizada em 22/07/2020 às 19h24min

Justiça determina interdição do Presídio Central de Porto Alegre devido a casos de Covid-19

https://g1.globo.com/rs
A Justiça determinou, nesta terça-feira (21), a interdição por 15 dias do Presídio Central de Porto Alegre devido a casos confirmados de coronavírus entre detentos. De acordo com o Tenente Coronel Carlos Magno da Silva Vieira, comandante da penitenciária, três apenados testaram positivo e dez estão em isolamento preventivo, com sintomas de Covid-19.

A decisão é da juíza Sonáli da Cruz Zluhan.
"Tal interdição tem como finalidade apurar, com a maior precisão possível, os presos que já estão contaminados, evitando que novos apenados que adentrem o estabelecimento também se contaminem, o que causaria uma grande demanda de atendimento, inclusive hospitalar em alguns casos, sendo que não há leito suficiente e tampouco local de isolamento, pois todos os hospitais estão trabalhando com uma enorme demanda, estando o sistema de saúde já sobrecarregado", afirma a juíza no despacho.

A administração do presídio já foi notificada sobre a decisão da Vara de Execuções Criminais (VEC), disse o comandante.
 
Segundo a Justiça, na segunda (20), foi feita uma visita na casa prisional para verificar a situação do local.
"Foi feita reunião com a direção da casa, bem como o médico responsável, Dr. Lindomar. Foi esclarecido que quando mais de um preso, em mais de uma galeria, está contaminado, é indicação de que o vírus já está na casa prisional e pode se alastrar rapidamente. Assim, foi combinado que a movimentação interna de presos seria proibida, evitando contato entre as galerias e dos presos com funcionários que trabalham no local, como tentativa de minimizar a contaminação",apontou Sonáli na determinação.
De acordo com o documento, o Presídio Central não possui espaço para atender uma grande demanda de presos contaminados e que precisem de isolamento e medicações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp