A melhor estratégia encontrada pelo município de Três Passos, que também é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a testagem em massa dos pacientes. Uma ação que vem sendo adotada desde abril pela Administração Municipal e que é realizada através da Unidade Sentinela, mediante os agendamentos, em todos os pacientes que apresentarem sintomas compatíveis ao do novo coronavírus. O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, considera a testagem fundamental na tentativa de controle da situação, vindo facilitar o diagnóstico dos pacientes portadores do vírus responsável pela COVID-19. “Por meio dos testes podemos rastrear, isolar e acompanhar. Uma estratégia que tem possibilitado maior segurança na realização das ações de enfrentamento da pandemia”, pondera o prefeito. O novo coronavírus não apresenta um sintoma específico e sim um conjunto de fatores que associados podem ser o indício da doença. As principais manifestações da infecção são a tosse seca e persistente, acompanhada de febre alta e cansaço extremo. Além desses fatores citados acima, foram observados em diversos pacientes, ao redor do mundo, outros sintomas como tremores, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e garganta, diarreia, perda de olfato e paladar além dos sintomas gripais comuns como congestão, coriza e falta de ar.
Atualmente no mercado, existem três tipos de testagem para a COVID-19, sendo elas: o teste de PCR, teste de anticorpos e teste de antígenos, este último o teste rápido. Apesar de já serem utilizados para o diagnóstico de pacientes com a infecção, os testes têm uma média de 70% de acerto dos resultados.
Em Três Passos, cerca de 13,25% da população já foi testada, o que corresponde a aproximadamente 3.168 mil pessoas, conforme dados da Unidade Sentinela. Apesar dos três tipos de testagem serem utilizadas no município, os testes rápidos têm sido mais comuns, os quais são realizados a partir do décimo dia do início dos sintomas, para garantir a confiabilidade do resultado. A realização deste exame antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”. A enfermeira Tavana Lorenzon, coordenadora da Unidade Sentinela, explica que no dia que antecede o teste, a equipe entra em contato com o paciente, confirmando o horário em que o mesmo deve comparecer à Unidade Sentinela para realização do exame. Ela ressalta, da importância de o paciente não comparecer com antecedência, permitindo o protocolo de higienização/descontaminação do ambiente entre cada teste, bem como evitando contato com demais pacientes, além de evitar aglomerações. Os testes são agendados com intervalos de 15 minutos, em torno de 26 testes diários incluindo os finais de semana. Até o dia 09 de julho, a Unidade Sentinela está com 191 pacientes agendados para testagem.
A Unidade Sentinela atende apenas presencialmente com horário marcado, sendo o recomendado é o contato telefônico, onde são feitos todos os procedimentos iniciais. Entre as linhas disponíveis estão os números: (55) 3522 0444, (55) 99938 4355, (55) 99710 0066 e o (55) 996497542.