23/06/2020 às 15h26min - Atualizada em 23/06/2020 às 15h26min

Coronavírus: novo estudo liga tipo sanguíneo a risco de infecção grave

Site - olhardigital.com.br
Equipe de cientistas europeus afirma que pessoas com sangue tipo A são as principais vítimas do vírus
Uma equipe de pesquisadores europeus descobriu uma ligação entre o tipo sanguíneo e a gravidade da infecção pelo novo coronavírus. Publicado no New England Journal of Medicine, o estudo aponta que que indivíduos com sangue tipo A têm um risco 45% maior de serem infectados, enquanto os com sangue tipo O têm 35% menos risco.
Liderados por Andre Franke, da Universidade de Kiel, na Alemanha, os pesquisadores estudaram mais de 1,9 mil pacientes com quadro grave de Covid-19 na Espanha e Itália e compararam com 2,3 mil pessoas saudáveis.
 

Após vasculhar todo o mapa genético dos pacientes, os cientistas detectaram uma maior suscetibilidade “em um agrupamento de genes do cromossomo 3p21.31” e confirmaram “um envolvimento potencial do sistema de grupos sanguíneos ABO na Covid-19”.
Apesar da descoberta, os pesquisadores não podem afirmar se o tipo sanguíneo é uma causa direta da diferença de suscetibilidade ao vírus. Segundo eles, pode ser que as alterações genéticas que afetam o risco do paciente também estejam ligadas ao tipo sanguíneo.
Além disso, os pesquisadores encontraram duas variações genéticas do vírus. Essa diferença pode estar associada à resposta imune do paciente. Uma das principais causas de óbito pela Covid-19 é a tempestade de citocina, quando o sistema imunológico gera uma reação exagerada à infecção.
 
Via: CNN

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp