20/06/2020 às 09h52min - Atualizada em 20/06/2020 às 09h52min
7º BPM adere a Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica
SD Juliana Boll
Site - bm.rs.gov.br
O 7º BPM em parceria com a CACIS de Três Passos se solidarizam com as Campanhas Máscara Roxa e Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica as quais possibilitarão que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem casos de agressão nas farmácias associadas.
A Campanha Máscara Roxa foi lançada pelo Comitê Gaúcho Impulsor Eles por Elas / He for She, ligado à ONU Mulheres, possibilita a denúncia, no Rio Grande do Sul, em farmácias que possuem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”. A iniciativa estará em operação durante o período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. Na sequência, o profissional vai informar que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar; na verdade, os dados serão repassados para a Polícia Civil, que tomará as medidas necessárias para a busca ativa da vítima. Inicialmente, tal pedido poderá ser realizado na Rede de Farmácias Associadas.
Já a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, através da qual a vítima fará um pedido de ajuda, sinalizando um “X”, feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão (ou pedaço de papel), permitindo identificar-se ao atendente nas farmácias e drogarias participantes, para posterior acionamento da Polícia Militar.
Por se tratar de tão importante tema, a CACIS buscou seu engajamento nas referidas campanhas, sendo que as vítimas poderão buscar apoio nas farmácias associadas, as quais estão orientadas no sentido de bem acolher a mulher e dar o encaminhamento correto da demanda.