Amor, dedicação e bons resultados.
Ao longo dos anos a mulher vem assumindo um papel muito importante à frente dos mais diversos segmentos da sociedade. Sua dedicação e eficiência são atributos que a fazem se destacar em meio há alguns universos que, por muito tempo, exigiam somente mão-de-obra masculina.
No agronegócio, a mulher, além de assumir o gerenciamento das atividades, em muitos casos passa a protagonizar os trabalhos em outros importantes setores da propriedade rural. É comum observarmos mulheres dirigindo caminhões e máquinas pesadas, manuseando equipamentos e até mesmo atuando em serviços que exige força braçal. A equivalência dos trabalhos tem se mostrado promissora no meio rural. A força feminina possuiu a mesma capacidade de assumir as atividades mais robustas, pontuando que a mulher as executa com a mesma eficiência, agregando ao seu desempenho, o amor pelo que faz.
É bem verdade que a tecnologia é um importante aliado nos afazeres rurais. Hoje em dia o esforço físico é o mínimo possível, isso fez com que a mulher ganhasse seu espaço no setor agropecuário, colaborando para melhor produtividade e rentabilidade.
Na suinocultura, a presença feminina já é notória e, com as facilidades no manejo da atividade, a adesão de trabalhadoras cresce constantemente uma vez que a diversidade na propriedade é essencial. O envolvimento do grupo familiar permite que diversas atividades sejam conduzidas, gerando rendas individuais bem superiores se comparadas a alguns setores do comércio e até mesmo da indústria.
Aline Zimpel teve que tomar essa decisão. Durante toda sua vida acompanhou a família que sempre esteve ligada a agricultura. Ao concluir os estudos, ela se deparou com um importante dilema. Permanecer na propriedade e encarar de frente os desafios ou buscar algo novo e desconhecido em outras profissões? Hoje, passados mais de 10 anos atuando definitivamente na suinocultura, pode-se dizer que Aline fez a escolha certa.
Com um legado de conhecimentos herdado dos pais e avós que também atuavam no ramo, Aline se propôs a dedicar-se a suinocultura e, com apoio e orientação da empresa Seara à qual é integrada, os bons resultados foram aparecendo, o retorno financeiro também se mostrou atrativo e a satisfação da produtora é uma realidade.
“Posso garantir que a mulher pode sim assumir a responsabilidade de atuar na suinocultura. Tudo que for feito com dedicação e amor gera bons resultados e são esses resultados que nos fazem investir cada vez mais na atividade. Iniciamos com 500 suínos na fase de terminação. Ano passado construímos um novo pavilhão e atualmente estamos com a capacidade de alojamento para 1.000 suínos”, destaca Aline.
“Além do aspecto financeiro, o reconhecimento e a valorização é um dos principais fatores de motivação. Recebemos, em dois anos consecutivos, o primeiro lugar no Programa SuperAgro, na modalidade Terminação. Este programa visa reconhecer os produtores destaques em resultados zootécnicos e isso nos orgulha e nos faz acreditar ainda mais na atividade”, finaliza Aline Zimpel, suinocultora integrada a empresa Seara Alimentos Ltda, residente em Linha Santo Antônio, interior de Três Passos.