07/04/2020 às 09h16min - Atualizada em 07/04/2020 às 09h16min

Três Passos, Bom Progresso, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul terão atendimento da Patrulha Maria da Penha

A Brigada Militar aumenta as Patrulhas Maria da Penha, ampliando em 82% o número de municípios atendidos no Rio Grande do Sul. No ano passado, o programa já estava presente em 46 cidades e, ao final de março de 2020, mais 38 municípios foram contemplados com unidades da iniciativa, que existe há oito anos. As Patrulhas Maria da Penha são a principal estratégia do Comando-geral da BM para somar esforços com a rede de proteção estadual, que envolve várias instituições, na busca pela redução dos feminicídios e da violência contra a mulher no RS.

Estão previstas para serem realizadas, ao longo de 2020, capacitações para policiais militares nas mais diversas regiões do Estado, buscando aumentar ainda mais a cobertura dos municípios gaúchos com a presença dessa ação de prevenção. Municípios da região foram contemplados a partir de 2020 com Patrulhas Maria da Penha. São eles: Palmeira das Missões; Boa Vista das Missões; Bom Progresso; Esperança do Sul; Tiradentes do Sul e também Três Passos.
 
A patrulha foi instalada no 7°BPM neste mês de abril e atuará, em um primeiro momento, nos municípios da comarca com sede em Três Passos. Por hora, estão sendo cadastradas as medidas protetivas de urgência e feito o treinamento do efetivo. As patrulhas Maria da Penha são compostas de uma guarnição, com no mínimo dois policiais, entre os quais preferencialmente ao menos uma mulher. Os agentes são especialmente capacitados para atuar no atendimento de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. Em um primeiro momento, a patrulha no âmbito do 7º BPM deverá contar com quatro policiais envolvidos, e pelo menos uma policial feminina.

A partir do deferimento pelo Judiciário de medidas protetivas, remetidas diretamente aos comandos regionais das unidades operacionais nos municípios, as patrulhas iniciam o acompanhamento presencial das mulheres acolhidas. Também nesta fase inicial, deverão ser cumpridos pelo menos 50 acompanhamentos no âmbito do 7º BPM.
As equipes fazem visitas nas residências ou locais indicados pelas vítimas a partir de um itinerário que prioriza em termos de frequência os casos de maior gravidade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp