30/03/2020 às 22h54min - Atualizada em 30/03/2020 às 22h54min

​Nota oficial da Administração Municipal de Três Passos

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Três Passos
A Administração Municipal de Três Passos vem por meio desta, esclarecer que no dia 30 de março, emitiu o Decreto nº 24/2020 que regula o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias e da administração pública direta e indireta, durante o período de calamidade pública, em virtude da pandemia de coronavírus.
 
É extremamente importante a população entender, que, as decisões tomadas, deram-se em virtude:
 
- Do pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, em rede nacional, que pediu a "volta à normalidade", o fim do "confinamento em massa", e além disso, responsabilizou municípios e estados pelas perdas econômicas geradas, afirmando que a conta do caos deveria ser paga pelos municípios.
 
- A partir disso, a emissão do Decreto do Governo Estadual, suspendeu a eficácia das determinações municipais em sentido contrário aquelas do estado, então, por isso, novamente foi necessário readequar a normativa municipal.
 
- Há àqueles que defendem a abertura e outros o fechamento do comércio. No entanto, é preciso esclarecer à comunidade que as ações adotadas pelo município devem estar alinhadas as ações do Governo Federal e Estadual, ainda que existam pensamentos e opiniões em sentido contrário, pois é preciso a unidade de medidas para que elas sejam eficazes, uma vez que, não adianta um município manter seu comércio fechado, se, outro estiver com ele aberto. Na nossa percepção, ocorreria a migração daqui para outros lugares.
 
- Queremos deixar bem claro que: a posição dos gestores municipais de Três Passos, apesar da edição do novo decreto municipal, seria por manter as atividades comerciais restritas, no entanto, estamos sentenciados ao alinhamento do Estado e da União, porque medidas isoladas não são efetivas.
 
- Dessa forma, deixamos o nosso APELO À POPULAÇÃO (crianças, idosos, jovens e adultos): se puderem fiquem em casa, optem pelo isolamento social, saiam de casa se for estritamente necessário, de urgência e emergência. Quando, e, se saírem, tomem todas a medidas de precaução amplamente divulgadas e optem pelo atendimento via WhatsApp, telefone ou redes sociais, no caso de precisar fazer compras.
 
- O nosso APELO AOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS: sigam atenta e rigorosamente as medidas sanitárias e de segurança determinadas pelo decreto. Disponibilizem aos seus clientes e potenciais compradores, formas e maneiras para utilização do serviço. Seja pagamento ou mostruário online. Ofereçam todas as opções e condições dentro do horário estabelecido.
 
A Administração Municipal de Três Passos desde o dia, 26 de fevereiro, vem agindo para o enfrentamento desta epidemia, que não pode ser negligenciada e subestimada, pois é uma ameaça real à vida da população.
 
Desde lá, diversas ações foram e estão sendo desenvolvidas, como: Criação dos Planos de Contingência na Área da Saúde e da Assistência Social, criação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, suspensão das aulas, colocação em funcionamento da Unidade Sentinela, lançou uma séria de recomendações e medidas de prevenção a serem adotadas pelos munícipes e estabelecimentos, efetua a pulverização da cidade, tem fiscalizado o cumprimento das medidas, lançou campanhas de conscientização e divulgação de medidas de precaução, vai atuar, a partir da terça-feira na realização de barreiras sanitárias no município, entre outras iniciativas.
 
A Administração Municipal de Três Passos está colocando todos os esforços necessários para que a sua população consiga enfrentar esta pandemia com dignidade. Já tomou medidas enérgicas e encaradas por muitos como drásticas, mas se necessário for, vai voltar a fazer valer estas medidas. Mas apela a sua população, para que neste momento prevaleça a união, a atenção e o bom-senso de todos. Pedimos consciência, mais amor próprio, mais amor à família e solidariedade ao próximo.
 
 
 
Três Passos, 30 de março de 2020.
 
Prefeito José Carlos Ama
ral

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp