27/01/2020 às 10h00min - Atualizada em 27/01/2020 às 10h00min

​Segunda via do documento do veículo já pode ser solicitada pela Internet

Detran RS
Proprietários de veículos que desejam uma segunda via do documento do licenciamento anual do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) não precisam mais se deslocar até um Centro de Registro de Veículos Automotores credenciado ao DetranRS. O documento agora pode ser solicitado pela Internet, através da Central de Serviços, acessível pelo site www.detran.rs.gov.br. A entrega do serviço também incrementa o repertório de serviços do portal rs.gov.br.
Prazo de entrega
Desde dezembro, a entrega do CRLV pelos Correios não exige mais a assinatura do recebedor. O proprietário pode consultar no site do DetranRS o prazo de entrega (link consulta de veículo). Se o prazo já estiver vencido, poderá ser solicitada uma segunda via gratuita. Já nos casos em que o proprietário desejar solicitar nova via ainda dentro do prazo informado, ele deverá realizar o pagamento das taxas.
Atualização de endereço
Uma das causas frequentes para o não recebimento do documento é o endereço desatualizado. Por isso, na Central de Serviços, o proprietário é demandado a atualizar seu endereço. Se não estiver correto, o proprietário deverá dirigir-se a um Centro de Registro de Veículos Automotores e fazer a atualização. Na mesma oportunidade, poderá optar por solicitar a segunda via do licenciamento no próprio CRVA.
CRLV eletrônico
Vale lembrar que o CRLV eletrônico é uma opção prática, econômica e mais rápida de portar o licenciamento do veículo no celular, com o mesmo valor do documento impresso. Quando for processado o pagamento das taxas do novo licenciamento, o CRLV será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel. O licenciamento do ano anterior segue válido de acordo com o final da placa do veículo (veja aqui o calendário de licenciamento).
Documento em papel
Embora o Denatran tenha disponibilizado no CRLV eletrônico a possibilidade de impressão pelo próprio proprietário do veículo, essa versão ainda não está sendo aceita pela fiscalização. O DetranRS implantará essa modalidade antes de 30 de junho, prazo estabelecido pela Deliberação180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito. Hoje, portanto, a única versão impressa de CRLV aceita no RS pela fiscalização é a produzida em papel-moeda pelo próprio DetranRS.

rs.gov.br
O rs.gov.br é o portal unificado do Estado, que disponibiliza todos os serviços digitais do Executivo gaúcho em um mesmo ambiente responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador). Atualmente, há 243 serviços disponíveis na plataforma, sendo 95 deles totalmente digitais. Nele, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, entre outras funcionalidades. A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp