13/01/2020 às 12h11min - Atualizada em 13/01/2020 às 12h11min
CNH mais rápido na mão do condutor
A partir desta segunda-feira (13), candidatos aprovados no exame de direção ou que concluíram a renovação poderão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos já no dia seguinte.
Foto: Fernanda Alves_DetranRS A partir desta segunda-feira (13), candidatos aprovados no exame de direção ou que concluíram a renovação poderão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos já no dia seguinte. Isso porque o DetranRS alterou o fluxo de emissão de documentos, o que possibilitará a geração do documento digital antes do recebimento do documento impresso. Até então, só era possível gerar o digital tendo em mãos o documento em papel, que leva cerca de cinco dias para ser entregue.
Para ter o documento no celular antes de receber o documento impresso, basta o condutor informar e-mail e celular ao Centro de Formação de Condutores na abertura do processo. Depois disso, o motorista deve aguardar o e-mail com as informações para emitir o documento digital, o que ocorrerá tão logo concluído o serviço de habilitação.
Hoje, mais de 400 mil gaúchos já utilizam a CNH no celular. São mais de 4,5 milhões de documentos digitais emitidos em todo o país. O documento digital tem a mesma validade do documento impresso e é gerada pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, assim como o documento de licenciamento do veículo (CRLV Digital).
Saiba como emitir a sua CNH Digital
CNH digital
O que é?
É a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) gerada em um Smartphone ou outro dispositivo móvel, por meio do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. A adesão é opcional. A CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso.
Observação: é permitido dirigir apenas com a CNH digital, mas o condutor precisa ficar atento para o funcionamento de seu smartphone. Para eventuais fiscalizações, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, conduta sujeita a multa. Pré-Requisitos
- Ter uma CNH física válida com QR Code impresso no verso (o código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017);
- Realizar o cadastro no gov.br, portal único do Governo Federal, que reúne os serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. É necessário possuir e-mail e número de celular, para a ativação do cadastro.
- Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo SERPRO, pela Google Play Store e pela App Store.
Forma de Solicitação
Ao abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, será necessário fazer o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha.
Usuários novos, precisarão realizar o cadastro seguindo o passo a passo informado no portal gov.br.
Vencida essa etapa, clique no símbolo + para adicionar a CNH Digital.
O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.
Neste momento, será gerada a sua CNH Digital no dispositivo móvel, que ficará disponível para visualização/consulta toda a vez que o aplicativo for aberto e for informada a senha de quatro dígitos mesmo off-line, ou seja, sem internet.
Observação: é possível gerar o documento digital antes mesmo do recebimento do documento impresso. Quanto custa?
A geração da CNH eletrônica não tem custo. Mas, se o seu documento físico tem data de expedição anterior a 02/05/2017 e você não quer esperar pela sua próxima renovação, pode solicitar uma nova CNH com QR Code. Para isso, vá a um CFC e solicite uma segunda via, com taxa de R$ 55,42.