13/05/2019 às 08h07min - Atualizada em 13/05/2019 às 08h07min

IBGE: Passagens aéreas ficaram em média 35% mais caras nos últimos 12 meses

Agência do Rádio

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que os preços das passagens aéreas subiram bem acima da inflação nos últimos 12 meses. A alta média foi de 35,12% no período entre maio de 2018 e abril de 2019.

O analista de preços do IBGE, André Almeida, explica que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA de abril, registrou uma variação de 0,57% no mês, com uma variação do subitem de passagens aéreas de 5,32%. Segundo ele, nos quatro primeiros meses deste ano, houve uma queda no preço das passagens.

“Até agora, o subitem de passagem aérea acumula uma queda de 9,21% na média de preços. É comum haver em períodos de férias, de feriados prolongados, movimentos de altas, enquanto que em outros meses pode haver ou movimentos de altas ou de quedas, então a gente só capta esta variação de preços.”

O ideal é que o consumidor pesquise ao máximo e tente comprar sua passagem com maior antecedência possível, já que os preços costumam aumentar perto da data do voo.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, se houver abuso na cobrança de preços de passagens que ultrapassem a média de preços anteriores ao problema da Avianca, as empresas aéreas vão ficar sujeitas a eventuais sanções.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp