28/02/2019 às 09h19min - Atualizada em 28/02/2019 às 09h19min

Trânsito: alunos soldados promoveram campanha de educação e conscientização

O 7º BPM, Batalhão Coronel Barão, responsável pelo policiamento de 21 municípios da Região Celeiro, com sede na cidade de Três Passos, é um dos polos de ensino do Curso Básico de Formação Policial Militar. Os alunos soldados estarão formados no mês de agosto de 2019 e prontos para o serviço de segurança nas cidades.
Durante as atividades físicas externas surgiu a ideia de uma campanha de educação e conscientização para o trânsito da cidade de Três Passos, pois os alunos observaram que grande parte da população trespassense estava cometendo inúmeras infrações de trânsito, as quais trazem riscos em caso de acidentes e podem ser facilmente evitadas.
O objetivo da campanha: Pare, Pense, Mude foi provocar a reflexão dos motoristas, passageiros e pedestres sobre suas atitudes no trânsito, através de abordagens com orientações sobre o uso das normas básicas de respeito e segurança no trânsito. Durante a atividade ainda foram exibidos vídeos educativos e impactantes acerca do tema.
Ao término da ação, os alunos soldados observaram que vários motoristas do município se sentiram contentes com a iniciativa e relataram descuidar de uso de cinto de segurança e utilizar o celular durante a condução do veículo devido à correria do dia a dia – ressalta o 7° BPM.
No ano de 2018, as guarnições da Brigada Militar de Três Passos realizaram mais de 1.500 autuações de trânsito, contabilizando 680 veículos recolhidos, 125 CNH apreendidas e mais de 100 testes com o etilômetro.
Dados do site da Secretaria de Segurança Pública, atualizados em 8 de janeiro do corrente ano, indicam que no ano de 2018 em todo o Estado do Rio Grande do Sul a Brigada Militar efetuou 7.518 autuações de trânsito por embriaguez ao volante, sendo os meses de maior incidência outubro e dezembro, em 115.134 barreiras policiais realizadas, com 11.040 CNHs apreendidas. Conforme os dados, 4.055 motoristas foram presos por dirigir com o direito de dirigir suspenso e 2.359 por dirigir embriagado. Ao todo foram fiscalizados 2.959.240 autuados veículos, sendo 316.130 autuados e 67.637 recolhidos por irregularidades.
Na área de ação do 7º BPM, 80% dos acidentes de trânsito com vítimas envolvem automóvel e motocicleta, sendo as principais causas excesso de velocidade, falta de atenção e uso de telefone celular. Também é possível observar que quando há crianças e adolescentes envolvidos em acidentes com lesões a maioria se dá devido estarem sem cinto de segurança, sem uso de cadeirinha, bem como crianças menores de 10 anos de idade sentadas no banco dianteiro. Faz-se importante frisar também que crianças menores de 7 anos de idade não podem ser transportadas em motocicletas.
O polo de ensino de Três Passos pretende realizar novas ações, nos mesmos moldes, no decorrer das atividades do Curso Básico de Formação Policial Militar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp