18/01/2019 às 10h25min - Atualizada em 18/01/2019 às 10h25min

Polícia Civil orienta a população sobre riscos de compras pela Internet e golpes em geral

A 22ª Delegacia Regional de Polícia, através do delegado William Garcez, titular da DP de Crissiumal, veiculou texto com dicas para a sociedade manter-se alerta com relação aos principais golpes praticados na região. William é professor de Direito Penal da FEMA (Santa Rosa) e da AD VERUM (Recife).
 
COMPRAS PELA INTERNET
O consumidor que faz compras pela internet para fugir do movimento nas ruas e conseguir preços mais baixos deve tomar cuidado com os golpes virtuais. Muitos sites que parecem legítimos podem ser verdadeiras armadilhas. Abrir uma loja virtual é fácil e barato. Pessoas de má-fé podem copiar fotos, textos e criar uma boa estrutura de navegação para compra e emissão do boleto bancário. Depois, como numa loja séria, ainda enviam para o consumidor um e-mail dando os “parabéns” pela compra. Hoje em dia, se você ligar para o telefone da loja fraudulenta ele existe. Se você mandar o e-mail, ele é respondido. Mas, na verdade tudo está sendo preparado para o golpe. Depois que o dinheiro das pessoas é coletado, tudo desaparece. Recentemente o PROCON/SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) atualizou a lista de sites que devem ser evitados pelos brasileiros. Com isso, a sua “lista negra” passa a contar com 421 endereços que apresentam perigo aos consumidores. A lista está disponível em:  http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
 A falta de entrega do produto é a principal reclamação contra as lojas virtuais fraudulentas. Antes de comprar, portanto, recomenda-se que o consumidor busque informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas.
 
Confira 11 dicas para evitar golpes:
  1. Desconfie de preços muito baixos. Não existe milagre: desconfie de ofertas vantajosas demais.
  2. O site tem que oferecer uma compra segura (garantir que ninguém mais tenha acesso a seus dados pessoais). Para isso, na hora da compra, deve aparecer um “cadeado” na barra inferior do navegador. Mas cuidado: muitos sites falsos copiam essa imagem e inserem dentro página. Clique duas vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites falsos, o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele nada irá acontecer.
  3. Atenção ao endereço que aparece na hora de fazer a compra: Depois do “http” deve aparecer a letra “s” que significa “security” (segurança). Se a página for segura, tem de começar com “https”. Se for só http, cuidado.
  4. No ato da compra, minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto. No entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar junto com esta, está errado.
  5. Sempre que fornecer seus dados sigilosos, como por exemplo do cartão de crédito, digite sua senha “errada” na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, pois o sistema tem como checar a senha digitada. Mas, se digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal. Alguns golpistas querem apenas capturar senhas.
  6. Atenção para a forma de pagamento. Evite comprar em sites que recebem apenas por boleto bancário ou depósito em conta. Ainda, veja quem é o titular da conta bancária. se for uma pessoa física e não uma empresa, não compre!
  7. Procure no site a identificação da loja em que pretende realizar a compra (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).
  8. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.
  9. Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).
  10.  Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.
  11.  Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
 
 
GOLPE DO "FALSO SEQUESTRO”
A vítima recebe uma ligação. Do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo. A pessoa não pode se apavorar. Desligue o telefone imediatamente e tente fazer contato com a suposta vítima e conversar com familiares. Não forneça nenhum dado e não efetue qualquer depósito.
 
GOPE DO "CARRO ESTRAGADO”
O estelionatário se passa por parente ou conhecido da vítima, dizendo que está com o carro quebrado e que precisa de dinheiro para o guincho ou para pagar o mecânico. Acreditando que o parente ou conhecido está com dificuldades, a vítima realiza o depósito bancário ou ainda coloca crédito de celular para supostamente realizar contato com a seguradora.
Ao receber este tipo de telefonema adote as seguintes medidas: 1. Desligue o telefone; 2. Não faça qualquer tipo de depósito ou transferência bancária; 3. Não forneça nenhum dado (nome completo, CPF ou RG); 4. Procure contato autêntico com a pessoa que se diz na ligação (o suposto parente); 6. Após, procure uma Delegacia de Polícia e informe o fato.
Outra dica: Pergunte ao "suposto parente" (golpista) algo que só a verdadeira pessoa poderia saber, como o nome do seu cachorro, um fato familiar recente, etc.
 
"GOLPE DO FAVOR”
A atividade prática nos mostra diversos golpes aplicados por criminosos para enganar as vítimas e se locupletar ilicitamente às custas destas. Não são raros registros de ocorrência policial que informam golpes que vêm sendo aplicados por meio do telefone. Alguns registros dão conta do que chamamos "golpe do favor". Neste, as informações dão conta de artimanha onde os meliantes se utilizam do nome de pessoas conhecidas na cidade (secretários municipais, comerciantes, etc.) e, junto a estabelecimentos onde possuem correspondentes bancários, solicitam o reabastecimento de telefones celulares, pagamento de contas, boletos, etc., argumentando que “mais tarde” levarão o respectivo dinheiro. Não caia neste golpe!
Ao receber este tipo de telefonema adote as seguintes medidas:
  1. Desligue o telefone;
  2. Não faça qualquer tipo de depósito ou transferência bancária;
  3. Não forneça nenhum dado (nome completo, CPF ou RG);
  4. Procure contato autêntico com a pessoa que se diz na ligação;
  5. Se tiver condições, compre um telefone com identificador de chamadas e fique atento, pois, na maioria dos casos, esses telefonemas são realizados sem identificação de chamada ou com números estranhos a sua lista.
  6. Após, procure uma Delegacia de Polícia e informe o fato.
 
 
DICAS DE SEGURANÇA
Lembre-se de três coisas:
  1. Quando a oferta é demais, desconfie.
  2. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada (ou quase nada).
  3. A arma do estelionatário é o poder de convencimento, a persuasão.
  4. Muitas vezes o golpista se alimenta com informações que a própria vítima dá.
 
Conheça e previna-se contra golpes corriqueiros
BILHETE PREMIADO: Caso apareça alguém com um bilhete de loteria premiado, desconfie. É um golpe. O golpista diz que está precisando de dinheiro de maneira rápida, e, com a ajuda de outras pessoas (também estelionatários), enganam a vítima, que por sua vez dá uma quantia em dinheiro e fica com o suposto bilhete, que de premiado não tem nada.

TORPEDO PREMIADO: A vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio. Ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mesmo depositando dinheiro em determinada conta. Os estelionatários também utilizam nomes de programas de televisão para enganar as vítimas.

ENVELOPE VAZIO: típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um envelope sem o dinheiro. Ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado. Se estiver bloqueado, trata-se de golpe.

CONFIRMAÇÃO DE DADOS: O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema. A vítima passa os dados e o estelionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone.

FALSA CASA DA PRAIA: típico golpe realizado nesta época. O estelionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo. A vítima entra em contato com o estelionatário, dá uma entrada (sinal) e depois o estelionatário some. Para não cair no golpe não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (corretor de imóveis).
DINHEIRO DO EXTERIOR: Trata-se de golpe aplicado por meio de perfis falsos nas redes sociais, como o Facebook ou Instagram. Os registros dão conta de artimanha onde um perfil falso dizendo-se soldado ou embaixador de país estrangeiro inicia conversa privada e, após ganhar a confiança da vítima, diz que irá fazer uma remessa de dólares ao Brasil. Após longas conversas, o engodo procede com o golpista solicitando depósito de dinheiro para "liberar mala diplomática na Receita Federal" ou, então, para "liberar mala diplomática na alfândega". Não caia nesse golpe: Interrompa imediatamente a conversação. Não forneça nenhum dado e não efetue qualquer depósito.

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