06/09/2018 às 08h28min - Atualizada em 06/09/2018 às 08h28min

Tropeirismo é o tema da Semana Farroupilha

 Neste ano, o tema dos festejos alusivos ao 20 de Setembro, em todas as regiões tradicionalistas, é o tropeirismo.  No Rio Grande do Sul, o tropeirismo teve papel fundamental na sua ocupação, desenvolvimento desde seus primórdios até há pouco tempo, contribuindo para a formação da figura humana atual do gaúcho.
A Chama Crioula chegará à cidade de Três Passos na tarde de 10 de setembro. A centelha virá de Coronel Bicaco e será conduzida por um grupo de cavalarianos até a sede do 7º BPM, onde permanecerá até as 8 horas de 14 de setembro, dia e local da abertura oficial da Semana Farroupilha. Na ocasião, a centelha será distribuída a entidades tradicionalistas e escolas. Ao meio-dia haverá almoço (carreteiro) no CTG Missioneiro dos Pampas. À tarde serão realizadas atividades com estudantes e à noite e apresentação de talentos locais, também no Missioneiro dos Pampas.
No dia 15, às 9 horas, a 1ª Prenda Juvenil do RS, Cristina Kunzler Diemer, será homenageada no CTG Missioneiro dos Pampas. Ao meio-dia será servido costelão no PTG dos Amigos, localizado no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer; durante o dia acontecerá programação no CTG Tropeiros da Tradição; e à noite, novamente no Missioneiro, dar-se-á a Noite das Invernadas com fandango que será animado por Jarbas Morais e Grupo.
Já o CTG Tropeiros da Tradição estará oferecendo almoço, com costelão, no dia 16; e o Missioneiro dos Pampas terá churrasco. A tarde será destinada à mateada no Missioneiro.
Às 8 horas do dia 17, iniciam as atividades das escolas Águia de Haia e José de Anchieta, no Missioneiro dos Pampas, que ao meio-dia estará servindo mandiocada no almoço. À tarde, as atividades escolares seguirão.
Na programação do dia 18 constam: almoço no Tropeiros da Tradição (paeja) e no Missioneiro dos Pampas (massa com galeto). Às 20 horas será realizada Missa Crioula, no Tropeiros.
No dia 19, a programação começa às 8 horas com escolas, no Missioneiro dos Pampas, local onde será servida, ao meio-dia, comida campeira. Já à tarde acontecerá recepção à Coordenadora Regional em gestão, também no CTG.
Encerrando a Semana Farroupilha, no dia 20 dar-se-á o tradicional Desfile Farroupilha, com início às 9 horas, na Avenida Costa e Silva, trecho entre a rótula e a entrada do Parque da Feicap. Participarão do desfile: entidades militares, CTG Tropeiros da Tradição, CTG Missioneiro dos Pampas, PTG dos Amigos, Clubes de Serviços, PTG Piquete Macanudo e cavalarianos dos CTGs Missioneiro e Tropeiros.  Ao meio-dia será servido costelão no Missioneiro, e às 17 horas, acontecerá a extinção da Chama Crioula.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp