24/08/2018 às 09h40min - Atualizada em 24/08/2018 às 09h40min

Provas de Acompanhamento (PAs) e simulados ENEM. Por que realizá-los?

COLÉGIO IPIRANGA – AppProva/SOMOS EDUCAÇÃO
 O que faz com que o ENEM E O VESTIBULAR sejam tão desafiadores para os estudantes? Além de ser a porta de entrada para muitas universidades, dando ao aluno um sentido de responsabilidade muito grande, o ENEM e o VESTIBULAR são, normalmente, testes aplicados aos jovens, que divergem das provas escolares, tanto pelo formato quanto pelo conteúdo.
A interdisciplinaridade proposta e a quantidade de questões, seguidas da redação, faz com que o formato do teste seja muito particular — e talvez distante da realidade da maioria dos estudantes. Nesse contexto, é essencial que a escola contribua para preparação dos alunos com a realização de simulados.
 AS PROVAS DE ACOMPANHAMENTO (De 45 a 71 questões + redação)
 A Prova de Acompanhamento acontece uma vez por trimestre e o desempenho dos alunos na mesma integra o processo de avaliação. Os professores do educandário elaboram ou selecionam as questões e estas são reunidas num documento, constituindo a prova.
 A última PA do ano é aberta a alunos de outras escolas e os melhores classificados se candidatam a bolsas de estudos.
 A Prova de Acompanhamento, além de integrar a avaliação dos alunos do Colégio Ipiranga, é semelhante às provas do ENEM e vestibulares, ou seja, um treinamento para enfrentar os desafios que os estudantes terão no futuro.  
 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (40 questões de matemática e língua portuguesa)
 É uma ação avaliativa que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
 Essa avaliação tem o objetivo de identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
As informações obtidas podem auxiliar a Escola no planejamento de intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
 SIMULADOS ENEM (180 questões + redação)
 CORREÇÃO TRI
Uma das principais vantagens de aplicar o Simulado ENEM AppProva é a correção do simulado ser feita através da metodologia da TRI, a Teoria de Resposta ao Item. A TRI tem a capacidade de medir a habilidade de um aluno em uma determinada habilidade em uma escala independente do teste. Isso quer dizer que podemos comparar a “nota” de pessoas que fizeram provas diferentes, e ainda, comparar o resultado de um mesmo aluno em simulados ou exames realizados em épocas diferentes, podendo nos mostrar a evolução do aluno na escala de proficiência!
Além disso, é importante familiarizar os alunos a respeito dessa metodologia de correção utilizada pela prova do ENEM, que é bastante diferente da metodologia usual de correção de avaliações nas escolas, a TCT (ou Teoria Clássica dos Testes).
ADAPTAÇÃO GRADATIVA
As provas escolares e o ENEM são exames muito distintos, visto que têm objetivos diferentes. Se, é errado tentar compará-las, é também equivocado esperar que o aluno esteja preparado para realizar o Exame Nacional apenas com a sua experiência nos testes bimestrais ou trimestrais.
Experimentar esse modelo é, portanto, uma preparação essencial para que ele conheça o estilo das questões, que propõem um viés mais interpretativo e relacional entre as referências dadas. Os enunciados com grandes textos são os que mais dificultam a resolução do teste e, para enfrentá-los, não existem fórmulas prontas: o aluno precisa se acostumar e encontrar o método que mais se adeque ao seu raciocínio, o que só é possível com a recorrência da atividade.
PREPARAÇÃO FÍSICA
Se em aulas de aproximadamente 50 minutos os jovens já costumam perder o rendimento, imagine em um teste como o ENEM, cujo tempo de prova pode superar quatro horas! Em vista disso, realizar simulados do Enem em sala de aula faz com que o aluno aprenda a lidar com testes mais extensos sem perder a concentração, acostumando-se a se planejar melhor para a resolução de cada tema.
Os resultados nos simulados do ENEM também podem contribuir para o desenvolvimento do conteúdo abordado em sala de aula. Isso porque o professor passa a ter uma estatística confiável sobre o rendimento escolar e pode partir da média das notas por disciplina para preparar planos de ação.
Além de priorizar os temas que apresentaram maiores erros, podem ser estudadas alternativas para aplicação do conteúdo, partindo da premissa da interdisciplinaridade proposta pelo próprio ENEM.
REPOSICIONAMENTO DA ESCOLA
Embora o principal intuito ao propor tais atividades seja melhorar o desempenho de cada aluno, não se pode esquecer de que o nível de aprovação dos estudantes no SISU também é importante. Consequentemente, a instituição que prepara melhor seus alunos para o Exame torna-se referência nos estudos e atrai mais alunos interessados em conhecer a escola e o bom trabalho.
Bons trabalhos e conte conosco!

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