Municípios das regiões Noroeste e Celeiro do Rio Grande do Sul fazem parte de operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta terça-feira, 23, contra o tráfico de drogas e outros crimes. São cumpridos mais de 100 mandados judiciais de prisão, busca e apreensão. Também são combatidos delitos como homicídios e roubos.
As ordens para prática dos crimes partiam de presos de presídios da região. A operação foi desencadeada por uma força-tarefa através da delegacia regional de Polícia Civil de Três Passos. Os mandados judiciais são cumpridos em Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, Palmeira das Missões, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Passo Fundo, Carazinho e Lagoa Vermelha, Dois Irmãos, Campo Bom, Novo Hamburgo, Lajeado, Santiago, Charqueadas, Montenegro, todos no Rio Grande do Sul, além de São José, em Santa Catarina.
São cumpridos mandados judiciais em quatro presídios gaúchos. A investigação começou em julho do ano passado. A Polícia Civil descobriu que de dentro de cadeias, criminosos comandavam o tráfico de drogas e gerenciavam comparsas que estavam soltos para transporte e entrega dos entorpecentes. A droga era oriunda da região do Vale dos Sinos. Havia gerentes regionais, que recebiam e repassavam as drogas para gerentes locais em municípios da região Celeiro