18/07/2018 às 10h44min - Atualizada em 18/07/2018 às 10h44min

Extrato previdenciário (CNIS) pode ser acessado pelo Meu INSS ou por agendamento

Desde segunda-feira (16), o INSS adotou uma nova sistemática para consultas ao extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido por CNIS. O segurado pode obter o extrato pela internet, no site do INSS (MEUS INSS), ou fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.
A medida tem por objetivo melhorar o fluxo de atendimento das agencias, bem com o tempo de espera dos segurados. Segundo informações do INSS, nos últimos dozes meses, foram mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.
Além disso, outros serviços também passarão a ser atendidos somente mediante agendamento como consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta. Todos estes serviços são acessíveis também pelo Meu INSS, que pode ser acessado no site ou pelo Aplicativo de celular.
A partir desta mudança, prevista na Instrução Normativa n° 96, a emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS só acontece por meio do Meu INSS. Em caso de não conseguir emitir o extrato. O cidadão pode agendar atendimento na agência mais próxima ou também em instituições bancárias como Bando do Brasil e Caixa Econômica Federal, que possibilitam a consulta ao extrato previdenciário.
Meu INSS
O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone e já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.
135
Foi feito um levantamento de demandas da Central 135 de forma a identificar horários de pico e fluxos de atendimento. As Centrais  funcionam de segunda a sábado, de 7 às 22 horas. E, nessas 15 horas de atendimento, há horários, no início da manhã e fim do dia ou início da noite, cuja demanda é menor e podem ser aproveitados pelos segurados.
 
Serviços pelo Meu INSS
Aposentadorias Urbanas
Salário Maternidade
Extrato Previdenciário (CNIS)
Extrato de Empréstimo Consignado
Histórico de Crédito de Benefício
Resultado de Perícia
Extrato de Imposto de Renda
Agendamentos/Requerimentos
Carta de Concessão
Agende sua Perícia
Encontre uma agência
Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
Simulação de Tempo de Contribuição 
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Atualizar Dados de Contato

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp