09/03/2018 às 08h27min - Atualizada em 09/03/2018 às 08h27min

Três Passos apresenta o novo líder religioso

Na manhã do domingo, dia 25 de fevereiro, foi realizado na Igreja Matriz Santa Inês de Três Passos, a santa missa com a participação do bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller, o qual deu posse ao Padre Rudinei da Rosa, como o novo Pároco da Paróquia Santa Inês. A paróquia por definição é uma determinada comunidade de fiéis cujo cuidado é confiado ao pároco, que deve prestar obediência ao bispo diocesano. A partir de agora os trabalhos pastorais da paróquia Santa Inês que até então eram conduzidos e orientados pelo padre Hélio Luis Welter, passa a ser de responsabilidade do novo pároco Padre Rudinei. Esta se torna nos últimos 18 anos a mudança mais radical na condução dos trabalhos da paróquia.
Natural de Vicente Dutra-RS, com 31 anos de idade, filho de João Ivo Maria da Rosa e Dorilda Borba da Rosa, Rudinei é o segundo filho mais velho entre quatro irmãos. Formado em Filosofia (licenciatura) pela URI de Frederico Westphalen, cursou Teologia no Instituto de Teologia de Passo Fundo, foi ordenado em 20 de dezembro de 2013, e está aqui em Três Passos desde 2 de janeiro de 2014, é o primeiro padre diocesano a assumir a direção da paróquia depois de Hélio e o segundo padre a conduzir a paróquia depois dos trabalhos realizados pelos freis franciscanos. Trata-se de uma mudança de governo, de estratégia de trabalho e planejamentos pastorais.

O Pároco

O ofício de pároco na condução da paróquia é confiado por tempo indeterminado. É dever junto com o conselho de pastoral e econômico da paróquia, zelar pela administração, governo e santificação dos fiéis. Para isso tem atenção especial com a organização das comunidades, administração dos sacramentos, celebração da santa missa, batizados, funerais e matrimônios bem como atenção especial com a catequese; zelar pelos movimentos e pastorais respondendo pela paróquia em negócios jurídicos de acordo com o direito.
Tendo em vista a grande abrangência territorial da paróquia Santa Inês, assumem os trabalhos junto ao novo pároco no ofício de vigários paroquiais, os padres Renato José da Rosa e o Padre Evanglésio Beguiline. O vigário paroquial é o padre que auxilia o pároco nas funções paroquiais podendo substituí-lo na sua ausência. A presença destes dois sacerdotes é de grande valia na organização e realização dos trabalhos pastorais, pois, a paróquia Santa Inês abrange os municípios de Bom Progresso e Esperança do sul, totalizando mais de quarenta comunidades num total de mais de 100 missas celebradas mensalmente.

Projetos

Os planos e expectativas do novo pároco é buscar neste ano de 2018 uma aproximação maior entre as comunidades. Para isso várias reuniões estão sendo realizadas com a intenção de unir ainda mais as comunidades em torno de um objetivo comum que é ser igreja. Outra novidade é a missa diária realizada na matriz as sete horas da manhã. Segundo o novo pároco, esta missa com meia hora de duração é oferecida pelo bem da paróquia e de todos os fiéis. Também há orientação espiritual toda sexta-feira na igreja matriz e a preocupação com a visita e bênção das casas de todos os fieis católicos. No mês de fevereiro e março este trabalho está sendo realizado no distrito de padre González e futuramente se estenderá aos bairros e comunidades do interior.
Faz parte do planejamento da paróquia uma revitalização do espaço do santuário Pe. Manuel e Coroinha Adílio. Para isso estão sendo envolvidas lideranças dos municípios de Bom Progresso, esperança do sul e Pe. Gonzalez no intuito de pensar a construção do santuário e organização das Romarias que no ano de 2019 será no mês de Outubro. No encerramento da missa do último domingo o novo pároco disse estar confiante e pediu orações: “Estamos confiantes e dispostos a fazer de nossa Igreja casa de acolhida e vivência da verdade da evangelho de Jesus Cristo. Para isso precisamos do apoio da comunidade e de muita oração. Sejam todos bem vindos à casa de Deus, seja sempre bem vinda a família Santa Inês. Que Deus abençoe e conduza nossos trabalhos”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp