16/10/2024 às 07h59min - Atualizada em 16/10/2024 às 07h59min
Promoções anunciadas pelo governo Leite deverão beneficiar mais de 23 mil professores
GZH
Vitor Rosa / Palácio Piratini Mais de 23 mil professores da rede estadual serão beneficiados com a retomada das promoções da carreira, conforme projeção da Secretaria da Educação (Seduc). A providência foi anunciada pelo governador Eduardo Leite na manhã desta terça-feira, data em que é celebrado o Dia do Professor, e detalhada no início da tarde.
Os avanços serão concedidos em duas etapas, sendo a primeira em 2025 e a segunda em 2026. A escolha dos profissionais levará em consideração critérios de antiguidade e merecimento, conforme a lei que rege o plano de carreira do magistério.
O contingente que será promovido representa 81% dos cerca de 28 mil professores que cumprem os critérios necessários. Para concorrer, é preciso ser servidor efetivo, ter concluído o estágio probatório e estar há pelo menos três anos na classe atual.
As promoções para os professores estavam represadas há 10 anos, sendo que as últimas ocorreram em 2014, na gestão de Tarso Genro. Desde então, o magistério passou por períodos de parcelamento e achatamento salarial.
Em 2020, o governo Leite reformou o plano de carreira da categoria, no qual garantiu o pagamento do piso nacional do magistério, mas cortou os adicionais por tempo de serviço.
Na manhã desta terça, durante reunião com a titular da Seduc, Raquel Teixeira, e outros secretários, o governador lembrou que a gestão atual também reajustou o vale-alimentação dos servidores.