04/10/2024 às 08h22min - Atualizada em 04/10/2024 às 08h22min
Agentes da Força Nacional que vieram ao RS por causa da enchente são deslocados para território indígena na Região Norte
GZH
Renan Mattos / Agencia RBS O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta quinta-feira (3) a renovação da presença da Força Nacional em território gaúcho. O efetivo que veio em maio para atuar na inundação e que permanecia até esta semana na Região Metropolitana será realocado no município de Água Santa, na região Norte.
A decisão atende a um pedido do governo gaúcho e tem como objetivo reforçar a segurança na Terra Indígena Carreteiro. O período de presença da Força Nacional no RS havia sido encerrado, oficialmente, em 17 de setembro após três renovações. O novo prazo prevê que os agentes fiquem por 60 dias atuando na área.
Nesta quinta, já após a portaria ser publicada, um homem foi morto a tiros durante uma disputa pelo cacicado de uma tribo na Terra Indígena Carreteiro.
Após atuar em resgates, os agentes enviados para a ajuda humanitária vinham auxiliando no policiamento ostensivo. Outras equipes da Força Nacional também estão em quatro territórios indígenas do Norte: Cacique Doble, Passo Grande do Rio Forquilha, Guarita e Nonoai. Em Nonoai, a missão segue até 12 de outubro.