22/04/2024 às 09h01min - Atualizada em 22/04/2024 às 09h01min

Peiote: o que se sabe sobre a droga apreendida pela primeira vez no RS

GZH
ILUSTRATIVA
A descoberta pela Polícia Civil ocorreu de forma casual e acendeu novo alerta sobre segurança pública. Em ação no último dia 10, investigadores procuravam LSD e ecstasy, entorpecentes sintéticos conhecidos pelas autoridades e apreendidos de forma recorrente. Para surpresa dos agentes, peiote — cacto do qual é extraída a substância mescalina — foi encontrado pela primeira vez em Porto Alegre.

— Não havia, até a semana passada, nenhuma informação sobre a circulação desta droga no cenário estadual. A investigação era no sentido das drogas sintéticas. O encontro do peiote é uma novidade para a polícia gaúcha — indica o delegado Gabriel Borges, titular da 1ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Os riscos relacionados ao consumo da planta são diversos, e vão de alterações sensoriais até desenvolvimento de quadros psicóticos duradouros. Para a Polícia Civil, despertou-se alerta sobre nova frente de atuação das organizações criminosas.

O delegado revela que o inquérito gerado pela investigação busca, prioritariamente, descobrir como o peiote chegou ao Rio Grande do Sul, em posse do homem investigado e preso pelo tráfico da droga, além de LSD e ecstasy.

— O preso não quis dizer como o material chegou até ele. Sabemos que tinha como público alvo o mesmo grupo consumidor das drogas sintéticas: frequentadores de raves e festas de música eletrônica — comenta.

A identidade do preso não é divulgada. Borges restringe-se a dizer que o investigado é um jovem, de perfil socioeconômico médio e sem histórico de relação com violência.

— É uma pessoa de classe média, que teve acesso a educação e teria uma boa circulação pela camada social com capacidade financeira de consumir drogas que são comercializadas a valores elevados — explica.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp