13/02/2024 às 09h26min - Atualizada em 13/02/2024 às 09h26min

Adolescente da Fase conquista vaga na Universidade Federal de Santa Maria

Rádio Guaíba
Saul Teixeira/Ascom Fase

Um interno da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) foi aprovado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O adolescente, de 18 anos, cumpre medida de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo em Novo Hamburgo (Case NH) e recebeu apoio dos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, anexa à unidade do Vale do Sinos. O curso não será divulgado, para preservar a identidade do adolescente.

O passaporte do jovem para o Ensino Superior foi o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), realizado em dezembro. Ele foi inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e conseguiu garantir vaga na graduação.

Antes disso, o jovem completou o Ensino Médio, também na Fase. A etapa foi concluída por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

“Nunca pensei que conseguiria chegar à faculdade. Agora é o início de uma nova etapa, que muda completamente minha rota de vida. Tenho novas ideias para meu futuro, ainda mais sendo uma universidade federal, onde é muito difícil conseguir vaga. Espero que minha vida melhore depois de formado. Pretendo fazer novos cursos e também passar em um concurso público”, afirmou o interno.

De acordo com a pedagoga da Case NH, Liana Lemos, o jovem sempre teve grande envolvimento nas atividades pedagógicas propostas pela Fundação e já participou de concursos literários promovidos pela Fase, pelo Case e pela prefeitura de Novo Hamburgo. “Ele sempre demonstrou muito interesse pelos estudos e pela leitura. Na área da profissionalização, fez o curso de culinária e, atualmente, cursava o de ocupações administrativas”, destacou Liana.

Nos próximos dias, o adolescente terá uma audiência com possibilidade de progredir de medida. Se ocorrer, será transferido para a unidade em semiliberdade de Santa Maria, na região Central, onde poderá iniciar a trajetória acadêmica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp