11/01/2024 às 10h23min - Atualizada em 11/01/2024 às 10h23min
Primeiro caso de Chikungunya é confirmado em Passo Fundo.
OBSERVADOR REGIONAL
Rádio Uirapuru Caso aconteceu em outubro de 2023, mas foi confirmado somente no início de janeiro. Morador do bairro Boqueirão, Sandro Rodrigo da Rocha dos Santos começou a sentir sintomas como febre alta, suador extremo e dores de cabeça. Após três dias de sintomas, Sandro procurou atendimento no Hospital São Vicente de Paulo. O empresário de 48 anos, ficou internado por 16 dias para que a equipe médica realizasse a investigação do caso.
Após uma bateria de exames que incluiu ressonâncias magnéticas, tomografias, exames de sangue e inúmeros outros, Sandro foi liberado do hospital já sem sintomas. No dia 09 de janeiro, recebeu a ligação da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, comunicando o resultado do exame e o seu diagnóstico de Chikungunya.
Sandro não sabe onde pode ter se contaminado e a vigilância sanitária entrou em contato com o empresário para tentar desvendar o mistério da contaminação. Um segundo caso de contaminação pela doença na cidade está sendo investigado, e o paciente aguarda o resultado do exame.
A Chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.