18/12/2023 às 10h03min - Atualizada em 18/12/2023 às 10h03min
Às vésperas das festas de final de ano, DetranRS alerta para a importância do cinto de segurança
Detran RS
O DetranRS estará na mídia a partir dessa sexta-feira (15) para alertar motoristas e passageiros sobre a importância do cinto de segurança. A campanha Chega de desculpas volta com força às vésperas das festas de final de ano e início das férias, buscando conscientizar os gaúchos que o cinto é obrigatório para todos os passageiros. E é obrigatório porque reduz drasticamente a gravidade das lesões e salva milhares de vidas.
Nesse final de ano, a autarquia apostou no cinto de segurança, especialmente no banco traseiro, onde muitas vezes ainda não é utilizado. “O uso nos bancos dianteiros já está incorporado à cultura do brasileiro. Alguns veículos mais novos até incorporaram lembretes sonoros. Mas o uso no banco traseiro ainda levanta dúvidas, inclusive sobre sua obrigatoriedade. A campanha quer esclarecer alguns mitos e tornar o uso do cinto no banco de trás tão natural quanto para os bancos da frente”, explicou o diretor-geral Mauro Caobelli.
Desculpas
Para desenvolver a campanha, a agência Escala levantou alguns dos motivos que pessoas utilizam para justificar a falta do cinto de segurança no banco traseiro. Desconforto, sensação de segurança maior do que no banco da frente, confiança no motorista, deslocamento curto e surpreendentemente, boa parte das pessoas não saberem que é obrigatório. As peças buscam combater esses argumentos, comparando o tempo de formular a desculpa ao ato quase reflexo de colocar o cinto. Todas as peças ainda reforçam a obrigatoriedade do cinto no banco de trás. O argumento principal é que não tem desculpa para não usar o cinto no banco de trás, já que quando confrontados com fatos, nenhuma desculpa se sustenta. O VT foi produzido pela Zepp Filmes.
Primeira fase
A primeira fase da campanha Chega de desculpas, aconteceu em final de agosto, com lançamento na Expointer. Para reforçar a mensagem, o DetranRS colocou em seu estande um simulador de capotamento. O equipamento proporcionava a experiência assustadora de estar em um acidente de trânsito, fazendo as pessoas sentirem na pele a proteção do cinto. “Nunca pensamos que podemos sofrer um acidente, mas quando isso ocorre, estar com o cinto faz toda a diferença”, reforça Caobelli.
Campanha de verão
Além da campanha do cinto de segurança, o DetranRS também quer alertar para outros comportamentos de risco no período de festas e férias. A campanha de verão, que começa no dia 23 de dezembro, abordará três comportamentos de risco em dois filmes: excesso de velocidade, ultrapassagem arriscada e celular. Com o mote “O melhor item de segurança é a sua atitude”, a campanha lembra que, independente do veículo, o comportamento ainda é o que mais influencia na segurança do trânsito.