30/11/2023 às 09h34min - Atualizada em 30/11/2023 às 09h34min

Com debate desde abril, conselho da UFRGS deve votar impeachment de reitor e vice nesta sexta

GZH
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Nesta sexta-feira (1º), haverá uma sessão especial do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun), com pauta única. Na ocasião, será votado o parecer apresentado pela comissão especial paritária do Consun, que propõe a destituição do reitor da instituição, Carlos André Bulhões Mendes, e da vice-reitora, Patrícia Pranke.

A reunião foi autoconvocada, usando um dispositivo do regimento da universidade para pautar o possível impeachment da atual reitoria na reunião dos conselheiros. A sessão foi convocada por meio de um ofício, assinado por 57 dos 77 conselheiros. Para aprovação, eram necessárias assinaturas de pelo menos um terço deles (26, portanto). A mobilização permitiu convocar a reunião sem depender do reitor e da vice-reitora, em conformidade com o estatuto da instituição.  

Instituída em abril deste ano, a comissão especial tem o objetivo de analisar o tema e elaborar um parecer para subsidiar o debate no Consun. O grupo avaliou que há indícios o suficiente para que se peça a destituição da atual gestão, nomeada em 2020. Em setembro, a comissão concluiu seu trabalho e entregou um relatório final sobre o assunto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp