27/10/2023 às 10h20min - Atualizada em 27/10/2023 às 10h20min
Próximos dias serão de temporais e chuva equivalente à média do mês todo no norte do RS
Gaucha ZH
O final de semana será de alto volume de chuva em parte do Rio Grande do Sul, com ocorrência de temporais, principalmente no norte e noroeste do Estado, segundo a Climatempo. Entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), a possibilidade é de que possa chover até 300mm em cidades gaúchas de regiões próximas a Santa Catarina, quantidade maior do que a média de vários locais. Cruz Alta, por exemplo, tem média de 246mm e São Luiz Gonzaga 264mm.
Uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, nesta quinta-feira (26), contribuirá com a formação de nuvens carregadas sobre o RS. No norte do Estado, o alerta é de temporais entre a tarde e a noite de sexta-feira. Pancadas de chuva serão acompanhadas de ventos que podem chegar a 70 km/h e risco de granizo. Na Metade Sul, chove fraco no período da noite, prevê a Climatempo.
A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) projeta instabilidades sobre a Metade Norte, Missões, Campanha e Sul com temporais isolados e chuvas fortes. Entre o Noroeste e Norte, os volumes variam entre 60 e 80 mm/dia.
No sábado (28), há temporais na maioria das regiões e com risco alto para transtornos associados à chuva intensa entre o Noroeste, Norte e a Serra. O volume nestes dias fica entre 150 e 200mm/dia no Noroeste, Norte e Serra. A tendência é que as chuvas fracas a moderadas ainda apareçam na metade Norte no domingo (29).
A meteorologista da Sala de Situação, Vanessa Gehm, diz que deverá chover, em três dias (de sexta a domingo), o esperado para o mês inteiro no Norte, 250mm, em média.
— Esses acumulados são preocupantes, pois será em pouco tempo (sexta e sábado), trazendo o risco de alagamentos, enxurradas e, principalmente, a cheia do rio Uruguai — alerta.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento, já nesta sexta-feira, podem superar 90 km/h durante os temporais. No sábado, a previsão indica muita água, com totais em 24 horas maiores que 100mm, especialmente no Norte e em pontos do oeste e sul de Santa Catarina. No domingo, os maiores volumes de chuva ficarão concentrados entre os Estados vizinhos.
Na próxima semana, a situação deverá se repetir, podendo superar os 300mm de chuva em sete dias, mas desta vez em áreas como a Fronteira Oeste, Norte, Central e Região Metropolitana.
Conforme a Climatempo, no período de 1° a 5 de setembro, choveu no Vale do Taquari, entre 150mm e 300mm, dependendo da cidade. Essa é praticamente a mesma quantidade projetada para a Metade Norte no próximo final de semana. A média histórica da região afetada pelas enchentes no início do mês passado é de 140mm a 180mm. Assim, dependendo da área, o volume dos cinco primeiros dias de setembro alcançou o dobro do esperado somando todo o mês de setembro.
A preocupação da meteorologista da Sala de Situação é de que as cheias do Rio Uruguai possam trazer danos semelhantes aos causados pela elevação do Rio Taquari, no mês passado. Mais de 4 mil pessoas da Fronteira Oeste estão fora de casa por conta das enchentes na fronteira oeste do RS. Nesta quinta-feira, o Rio Uruguai chegou a marca de 12m13cm, mais de três metros acima da cota de inundação.