25/10/2023 às 14h11min - Atualizada em 25/10/2023 às 14h11min

Polícia prende em São Paulo 15 suspeitos de aplicar "golpe do falso 0800" contra vítimas no Rio Grande do Sul

Gaucha ZH
Polícia Civil / Divulgação
Uma ação interestadual da Polícia Civil prendeu temporariamente nesta quarta-feira (25), em São Paulo, 15 suspeitos do chamado "golpe da falsa central" ou "golpe do falso 0800". A segunda fase da Operação Linha Cruzada visa desarticular o uma quadrilha que operava em Guarulhos, na Grande São Paulo, mas tinha alvos em todo o país, segundo a polícia.
Três vítimas do Rio Grande do Sul foram identificadas nesta etapa. Uma delas chegou a perder R$ 200 mil. Segundo a delegada Luciane Bertoletti, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, que comandou a operação no RS, a estimativa é de que os golpistas tenham lesado estes alvos gaúchos em cerca de R$ 600 mil, no total, ao longo do último ano.
Entre os 15 presos estão nove homens e seis mulheres. Também foram apreendidos celulares, dinheiro e cartões de contas bancárias utilizadas no golpe.
O golpe
De acordo com a investigação policial, o grupo se dividia em funções como abordagem, operação das contas e os que faziam as ligações e atuavam de forma teatral no convencimento das vítimas.
O primeiro ato do golpe seria o envio de uma mensagem de texto com um suposto código numérico e o nome do banco da vítima. A mensagem alegava que uma transação tinha sido autorizada, seguido de um número de 0800 para contato. Quando a vítima ligava, o golpista induzia a pessoa a informar senhas, números de cartões de crédito e outros dados pessoais.
O número era mascarado com ajuda de um software que encaminhava a ligação para o telefone dos criminosos. Com isso, o contato mostrado no celular da vítima era o mesmo que consta nos canais oficiais dos bancos.
Desde o ano passado, policiais do RS e de SP já cumpriram 25 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária nesta investigação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp