25/10/2023 às 14h08min - Atualizada em 25/10/2023 às 14h08min

Secretária de Comunicação do RS participa do 26º Congresso de Rádio e Televisão

https://estado.rs.gov.br
Luís André Pinto/Secom
A titular da Secretaria de Comunicação (Secom), Tânia Moreira, participou, na terça-feira (24/10), da abertura do 26º Congresso de Rádio e Televisão, promovido pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O evento conta com palestras e painéis sobre o setor. Este ano, o tema é: Evolução constante - caminhos e desafios para a radiodifusão. O congresso vai até 26 de outubro no Hotel Tri, em Canela.
Representando o governador Eduardo Leite, Tânia falou sobre a importância de profissionais estarem sempre atentos às transformações do meio para acompanharem o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e sociais. “Sabemos que os desafios são muitos. As mudanças nas formas de consumo de conteúdo, entre outros fatores, exigem de nós flexibilidade e adaptação constantes”, disse.
Tânia lembrou que, apesar de tantas mudanças, os veículos de comunicação desempenham papel fundamental na sociedade. Um exemplo disso, segundo a secretária, foi o papel da comunicação na reconexão das comunidades do Vale do Taquari atingidas pelas enchentes.
“As pessoas recorreram aos bons e velhos radinhos de pilha para se reconectarem com o mundo e voltarem a se informar. E quando a eletricidade voltou, assim como acontecia há décadas, as pessoas passaram a se reunir nas casas onde as televisões seguiam funcionando. E, em volta dos aparelhos, todos conseguiram dimensionar mais amplamente os fatos, estabelecendo um senso de coletividade que tão bem o rádio e a televisão sabem produzir”, destacou.
Ela também citou o trabalho jornalístico como forma de combater a desinformação. “Não importa em qual área estejamos, seja pública ou privada, o combate às fake news faz parte da nossa rotina de trabalho. A cada dia, a desinformação está mais presente e precisamos mais do que nunca do trabalho jornalístico feito com responsabilidade”, complementou a secretária.
O presidente da Agert e do Sindirádio, Roberto Melão, reforçou a valorização da comunicação profissional em face dos desafios impostos pelas fake news. Ele ressaltou o papel relevante do rádio, da televisão, da informação correta e da utilidade pública em favor das comunidades. “Temos compromisso com a verdade e não com as fake news”, frisou.
Após a abertura oficial, foi realizada uma palestra magna pelo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Camargo, que abordou a liberdade de imprensa e a regulamentação das big techs (grandes empresas de tecnologia e inovação).
Também participaram da solenidade o representante da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro, o representante da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Roberto Franco, o diretor do Departamento de Inovação, Regulação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior, o coordenador da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Oséas Fonseca, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Alexandre Postal, e o presidente do Conselho Consultivo da Agert, Paulo Sérgio Pinto.
 
Texto: Camila Martins/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp