21/10/2023 às 09h47min - Atualizada em 21/10/2023 às 09h47min

O que visitar em Santa Cruz do Sul além da Oktoberfest

JHULLY COSTA
Gaucha ZH
Luiz Fernando Bertuol / Prefeitura de Santa Cruz do Sul / Divulgação
Após três semanas com shows nacionais e diferentes atrações típicas da cultura alemã, a 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul terminará neste domingo (22). Mas isso não significa o fim das opções gastronômicas e de lazer para quem deseja prolongar a estadia no município do Vale do Rio Pardo.
Mesmo sendo conhecida como a terra da tradicional festa germânica, a cidade de 133 mil habitantes conta com outros eventos significativos em seu calendário. É o caso do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e das provas de automobilismo realizadas no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
Já o Natal do município, chamado de Christkindfest, é uma das celebrações que está se consagrando na região, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Farias Martins:
— Acredito que será um dos maiores do Estado logo ali na frente. Começou pequenininho e hoje leva todo o mês de dezembro e atrai toda a região do Vale do Rio Pardo e até do Taquari, que vem prestigiar o nosso evento. Nós temos o Enart em novembro e vários eventos no Autódromo Internacional, como Stock Car, Fórmula Truck, Copa Truck, Endurance Brasil e corridas de moto.
O secretário cita ainda o Centro de Eventos, que era uma demanda de décadas atrás e foi entregue pela prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany. O local tem capacidade para 10 mil pessoas e fica dentro do Parque da Oktoberfest — a expectativa, segundo Martins, é de que atraia congressos e feiras para a cidade. Além disso, há um projeto para captar obras audiovisuais ao município, o que ajuda a divulgar e atrair pessoas para a região.
Santa Cruz possui capacidade para receber cerca de 1,7 mil hóspedes em hotéis, pousadas e motéis.
— Nos eventos maiores, lotamos a capacidade da rede hoteleira. Mas, de maneira geral, conseguimos atender a todas as demandas — garante o secretário.
O município também é reconhecido por sua diversidade gastronômica. Martins destaca que é muito bom e barato comer em Santa Cruz e que os chefes e restaurantes são bastante qualificados.
A Churrascaria Centenário é um dos tradicionais restaurantes da cidade, funcionando desde 1949. Localizado na Rua Tenente-Coronel Brito, 405, no centro de Santa Cruz, o empreendimento é administrado por quatro irmãos de Santa Catarina desde 2018 e conta com 30 colaboradores. Vinte e um tipos de carne são servidos no espeto corrido, que custa R$ 90 por pessoa — o buffet livre é R$ 44. Há destaque para a polenta com queijo, o abacaxi com canela e leite condensado, a massa seis queijos e o Romeu e Julieta, que são servidos nas mesas.
Já a Padaria Pritsch funciona há 94 anos — sendo 45 deles também com Casa de Chá. O prédio localizado na Rua Marechal Floriano, nº 1.547, também no centro de Santa Cruz, tem mais de sete décadas e abriga toda a produção da marca. Há também uma filial, na Rua Dona Flora, nº 980, que é ponto de distribuição e conta com espaço para o cliente fazer seu lanche.
A padaria funciona de segunda-feira a sábado, das 6h ao meio-dia e das 13h às 19h, enquanto a filial atende das 7h às 19h. Já a casa de chá tem atendimento de terça a quinta, das 14h30min às 19h30min, e sexta e sábado das 11h30min às 20h30min.
— Quando a Padaria Pritsch nasceu, Santa Cruz do Sul tinha 51 anos somente, então a gente faz parte, e muito, da vida da comunidade. Muitas pessoas já celebraram datas conosco, na Casa de Chá, ou encomendaram sua torta de aniversário em nossos balcões. Então, nos orgulhamos muito de estar na vida do povo de Santa Cruz, de alguma forma, seja com doces ou salgados — enfatiza Laura Nobre, relações públicas da empresa.
As cervejarias também são bastante procuradas por quem está na cidade. Localizada na Rua Venâncio Aires, nº 1.449, a Heilige é uma das empresas que oferece visitação guiada, com explicação do processo de produção e degustação. As visitas são gratuitas, em horários que podem ser combinados, por meio de agendamento por e-mail [email protected].
No sábado (21), haverá um desfile saindo do quintal da cervejaria até o parque da Oktoberfest, onde será distribuído chope gratuito aos participantes. Haverá um aquece no local às 14h e a saída está agendada para 15h30min.
Parques

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo também ressalta que Santa Cruz do Sul conta com diversos parques e ambientes para o lazer dos visitantes e da comunidade local. O primeiro citado é o principal cartão postal da cidade: a Praça Getúlio Vargas, onde são realizadas diversas feiras e eventos ao ar livre, como a Feira do Livro. A Catedral São João Batista fica em frente à praça e também atrai muitos turistas.
— Nós temos o Parque da Gruta, que é uma reserva natural dentro do município. É um parque aberto ao público, com churrasqueiras, e lota nos finais de semana. Temos o Parque da Santa Cruz, que tem a cruz que dá nome à cidade e é possível enxergar todo o município de lá. Temos o Complexo do Lago Dourado, que é um complexo esportivo, com pista de caminhada, corrida e bicicleta, além de quadras — comenta.
Inaugurado em 1996 e localizado na antiga pedreira chamada Monte Verde, a poucos minutos de carro do centro de Santa Cruz do Sul, o Parque da Santa Cruz possui uma área verde de 12 hectares, com paredões de 40 metros de altura — rapel e escalada são praticados lá. A cruz de 20 metros de altura é iluminada com neon, por isso, pode ser vista de muitos pontos da cidade.
Já o Parque da Gruta está situado a dois quilômetros do Centro e possui uma área de 17,4 hectares. O local conta com cavernas, trilhas em meio à mata nativa, cascatas, pedalinho e uma infraestrutura completa com churrasqueiras, banheiros, playground, restaurante e lanchonete.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp