20/10/2023 às 08h59min - Atualizada em 20/10/2023 às 08h59min
Programa de qualificação buscará capacitar 12 mil desempregados no RS
GZH
Maurício Tonetto / Divulgação Focado na população desempregada, o governo do Estado espera capacitar 12 mil pessoas com o programa RS Qualificação, em parceria com as prefeituras. Os cursos para profissões como soldador, pedreiro, mecânico e cuidador de idosos serão ofertados nos municípios, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho no local.
Idealizada pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, a iniciativa parte da premissa de que, hoje, existem milhares de oportunidades de emprego abertas no Estado, mas a maioria das vagas não é preenchida por falta de qualificação. Nesta semana, por exemplo, as agências FGTAS/Sine disponibilizam mais de 7 mil vagas no Rio Grande do Sul. Em média, apenas 18% dos postos são preenchidos.
Inicialmente, o Estado pretendia investir R$ 12 milhões com a iniciativa. Diante da procura acima do esperado pelos municípios, o valor foi elevado a R$ 14,1 milhões. Com isso, 227 cidades receberão a verba para elaborar projetos de qualificação e capacitação profissional.
O próximo passo é o chamamento público dos municípios contemplados com recursos. Em seguida, eles terão um prazo para encaminhar o plano de trabalho e anexar documentos previstos no edital.
Os cursos poderão começar assim que forem finalizados os trâmites dos convênios, mas os recursos serão depositados nas contas dos municípios ainda neste ano.