10/10/2023 às 08h05min - Atualizada em 10/10/2023 às 08h05min
I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura superou a expectativa de público
Pref. Três Passos
A importância, as potencialidades, e as diversas ações desenvolvidas para incentivar o setor, estiveram em evidência no I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Três Passos que ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro no Parque da FEICAP, com a participação de aproximadamente 450 pessoas nos dois dias. Entre palestrantes de renome nacional, apicultores, meliponicultores, expositores, técnicos, pesquisadores e lideranças do segmento, de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de outros estados, o seminário trouxe aos participantes, conhecimento técnico, inovação, integração e troca de experiências. O evento, inédito na Região Celeiro, contou com a Mostra de Equipamentos e Produtos para Apicultura e Meliponicultura com expositores de diversos municípios.
A maior concentração de colmeias está no sul do Brasil com 49,9% do total brasileiro. O Rio Grande do Sul lidera com 486 mil colmeias, sendo também o maior produtor com 9,2 mil toneladas, seguido do Paraná com 8,4 mil toneladas. (IBGE 2021). Apesar da expressiva participação do nosso estado na criação de abelhas e na produção de mel, a região Celeiro do estado ainda não expressa essa importância. Buscando estimular essa importante atividade, o município de
Três Passos está desenvolvendo diversas ações e iniciativas no ano de 2023. Para o Prefeito Municipal Arlei Tomazoni, a atual administração está empenhada em valorizar as atividades agropecuárias, aumentando os recursos investidos e diversificando a matriz produtiva. Neste sentido a Apicultura e a Meliponicultura são atividades que vamos incentivar através da criação do Programa Municipal de Incentivo. Atualmente a produção de mel no município de Três Passos está estimada em 10 toneladas por ano, sendo aproximadamente 50 apicultores e 70 Meliponicultores.
Para a Secretaria de Agricultura de Três Passos é fundamental mostrar as diversas potencialidades que o setor possui, sendo para isso criado o programa municipal que prevê além de incentivo financeiro, ações de capacitação, treinamentos, regularização dos criadores e das atividades, agro industrialização e a organização da cadeia produtiva. Ações essas que demonstram a atuação dinâmica do poder público municipal no estímulo a essa importante atividade. Todas essas atividades estão sendo realizadas em parceria com a Associação de Apicultores e Meliponicultores da Região Celeiro - APICELEIRO, com sede em Três Passos, com o apoio da Emater/Ascar.