21/09/2023 às 08h55min - Atualizada em 21/09/2023 às 08h55min

Chuva frequente e acima da média histórica: essas serão duas das consequências do El Niño no tempo do Rio Grande do Sul nos próximos meses

gzh
Neimar De Cesero / Agencia RBS
Chuva frequente e acima da média histórica: essas serão duas das consequências do El Niño no tempo do Rio Grande do Sul nos próximos meses. É o que afirmam notas técnicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O excedente de precipitação preocupa autoridades por conta da possibilidade de novas enchentes e também pelo prejuízo à safra de 2023/2024 no Estado.
Além da primavera, é esperado que o verão no Estado também seja uma estação com registro de chuva acima da média.
O El Niño, aquecimento anormal no Oceano Pacífico tropical, será um dos responsáveis pela precipitação maior até o fim do ano, segundo Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
O El Niño faz parte de um ciclo natural do planeta que inclui estados de resfriamento do Oceano Pacífico — conhecido como La Niña —, e pode ocorrer em intervalos que variam de dois a sete anos, pois não segue um padrão de ocorrência.
O último episódio intenso do El Niño ocorreu em 2015 e 2016, segundo Inmet. Não existe, portanto, consenso de quando o fenômeno acabará: as previsões atuais apontam que ele perderá força nos primeiros meses do próximo ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp