12/09/2023 às 10h50min - Atualizada em 12/09/2023 às 10h50min
RS tem 81 mil pontos sem energia elétrica em razão da chuva e da ventania
Gaucha ZH
A chuva forte que começou a atingir o Rio Grande do Sul na noite dessa segunda-feira (11) veio acompanhada de fortes rajadas de vento, sobretudo na Região Metropolitana e sul do Estado. A ventania provocou a queda de galhos e árvores, deixando 81 mil pontos sem energia no Estado. Na área de concessão da CEEE Equatorial, conforme boletim divulgado pela empresa na manhã desta terça-feira (12), são 65 mil clientes afetados. As regiões mais atingidas são a Metropolitana com 23,5 mil clientes; Litoral Norte, com 17 mil; Sul, com 11 mil; e Centro Sul, com 6,8 mil clientes sem energia.
Os municípios mais afetados são Porto Alegre (13 mil), Viamão (5 mil), Alvorada (4 mil), Arroio do Sal e Capão da Canoa com 5 mil clientes cada;, Camaquã (2,5 mil clientes), Canguçu (4 mil clientes) e Amaral Ferrador (1,5 mil clientes). No boletim mais recente da RGE, divulgado por volta das 7h desta terça-feira, são informados 16 mil clientes sem energia elétrica, a maioria concentrada em Canoas. Segundo a empresa, na madrugada galhos e árvores de grande porte causaram danos na rede da concessionária.
Queda de árvores
Na Capital, duas árvores caíram no bairro Mario Quintana. Além disso, por volta das 23h10min, o telhado de um bar voou e atingiu um carro no estacionamento de um condomínio na Avenida Assis Brasil, próximo à Rua Dona Alzira. O bar fica ao lado do prédio. Não houve feridos.
Na Região Metropolitana, durante a madrugada, foram removidas árvores que chegaram a bloquear parcialmente o trânsito na BR-290, em Eldorado do Sul, e na RS-118, em Viamão, no bairro Tarumã.