A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta vermelho para condições climáticas adversas em todo o Estado entre a quinta-feira, 07, e o sábado, 09. Conforme o comunicado do órgão, há chances de temporais isolados e previsão de altos acumulados de chuva no período.
Os alertas incluem a região das Missões e o Noroeste gaúcho, especialmente, entre o decorrer da quinta-feira e a sexta-feira, 08. Segundo a previsão da Defesa Civil gaúcha, áreas de baixa pressão, aliadas a umidade vinda da região amazônica e da entrada de duas frentes frias no Estado no fim desta semana, favorecem os temporais e a chuva.
“Há risco de tempo severo (na quinta-feira) com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas da metade Sul, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Sul e Médio. Até à noite (da quinta-feira), as chuvas se deslocam também para o Norte e Nordeste gaúcho. Além das tempestades, as chuvas serão intensas e os volumes ficam em torno dos 60 e 80 mm/dia, chegando aos 110 mm/dia em parte da
Campanha e Sul do Estado”, prevê a Defesa Civil. O órgão projeta que a chuva forte e a chance de temporais retorna na sexta-feira para as regiões das Missões e Noroeste.
A situação é considerada preocupante em razão dos acumulados de chuva já altos registrados no fim de semana passado. Como o nível dos rios já se encontram acima do normal, o volume de chuva esperado reforça o cuidado dos moradores de todo o Estado. Na Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, por exemplo, a Defesa Civil aponta uma situação de Atenção de Inundação.