22/08/2023 às 09h56min - Atualizada em 22/08/2023 às 09h56min

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem início nesta segunda-feira

https://estado.rs.gov.br
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência acontece, anualmente, entre os dias 21 e 28 de agosto. A abertura oficial do evento ocorreu nesta segunda-feira, na sala D-400 da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O tema do evento deste ano é “Rompendo barreiras, garantindo acessibilidade e inclusão”.
Criada pelas leis 14.414/1995 e 13.320/2009, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social. Na solenidade de abertura, as falas das autoridades destacaram  os avanços e os desafios que a pauta exige.
Um dos aspectos que mais contribui para a desigualdade social e falta de oportunidades para as pessoas com deficiência é a baixa escolaridade, que acarreta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. O titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Beto Fantinel, abordou o tema em sua fala. “A sociedade restringe as possibilidades das PcDs e as políticas públicas também precisam avançar muito. Esta semana nos possibilita reflexão, debate e análise dos indicadores. É o momento mais preciso para vermos onde estamos e onde queremos chegar nessa pauta enquanto gestores públicos, empresários e instituições”, disse o secretário.
Fantinel também lembrou que, em 2023, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders Acessibilidade e Inclusão), vinculada à SAS,  completa 50 anos de trabalho. “Temos o que comemorar, mas só venceremos o que nos falta na caminhada se agirmos juntos, ouvindo, refletindo e fazendo as transformações necessárias”, concluiu.
O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, destacou que, mesmo com avanços, as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas dificuldades, especialmente barreiras atitudinais que demonstram preconceito e exclusão.  Lang ressaltou as conquistas e as mudanças que, aos poucos, se apresentam. “Este ano, pela primeira vez em 46 edições, a Expointer terá uma Estação de Acessibilidade, sob a responsabilidade da Faders. Pela primeira vez,  há este olhar em favor das pessoas com deficiência na maior exposição agropecuária do nosso Estado”, enfatizou.
O dirigente também informou os vários cursos gratuitos que a fundação disponibiliza para que todos tenham condições de entender as necessidades e estarem aptos a atender e auxiliar uma pessoa com deficiência. Como exemplo, citou o curso  para dentistas que atuam em posto de saúde, que orienta como agir com um paciente PcD.
A presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Coepede), Cimone Barbosa, destacou a importância de ofertar oportunidades diferenciadas para que as pessoas com deficiência possam desenvolver suas habilidades. Ela destacou que a 29ª Semana promete ser uma oportunidade valiosa para promover a conscientização, a inclusão e a participação ativa das pessoas com deficiência em diferentes esferas da sociedade.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai RS) é o grande parceiro da 29ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O diretor regional da instituição, Carlos Trein,  ressaltou a experiência da instituição na inclusão pelo ensino e o quanto é transformador o resultado. Trein também anunciou que, pela iniciativa e investimento do Senai e de parceiros em termos de inovação, foi lançado, na semana passada, o primeiro trator industrial acessível  de fábrica do mundo.
Após a abertura, ocorreu a palestra “Programa Senai de ações inclusivas, uma abordagem sobre o Processo de Educação Inclusiva Profissional”, promovida pelo Senai RS e ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Especial, Roberta Acorsi. 
O evento contou com a presença de autoridades do governo estadual, do legislativo estadual, dos executivos municipais, representantes do Judiciário e lideranças de entidades que representam os direitos das pessoas com deficiência. 
Cenário brasileiro
De acordo com as informações do Censo 2022, quase 19 milhões de pessoas com dois anos ou mais possuem algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população brasileira nessa faixa etária.
Programação da 29ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
Todos os anos, a Faders é responsável por consolidar a programação estadual, com a parceria de entidades representativas das pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e municípios. Ao longo da semana, haverá uma série de eventos presenciais e virtuais que abordarão questões relacionadas à acessibilidade e à inclusão.
 
Link de acesso para a programação completa.

 
Texto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS
Edição: Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp